O que vai acontecer com a Terra em 2100?

Perguntado por: ubrites8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Aquecimento global vai acabar com metade das geleiras da Terra até 2100, alerta estudo.

É provável que você não esteja mais aqui para ver. Mas saiba que o mundo que está deixando para seus netos e bisnetos será mais quente, terá altas taxas de densidade demográfica, mais gente vivendo em áreas com escassez de água e alguns animais extintos.

Cientistas dos EUA e do Reino Unido fizeram projecções do clima do nosso planeta através de referências geológicas do passado.

Muito tempo livre sobrará para investimento em hobbies, cultura, relações diversas, e (auto)cuidado. Não haverá pobreza e nem prisão. Teremos muita abundância, infinita como a vida em si, a ser distribuída. A saúde será preventiva — alimentação saudável, cuidado emocional/mental e do corpo — e tônica da vida.

A população global terá população total de 8,5 bilhões em 2030; 9,7 bilhões em 2050; e 10,4 bilhões em 2100. O Brasil — que em 1990 possuía a quinta maior população do mundo — chega em 2022 como o sétimo mais populoso: somos 215 milhões.

Em um importante relatório publicado em 2022, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estimou que o mundo poderia cruzar o limiar de 1,5oC “no início da década de 2030”. Onde o estudo se afasta de muitas projeções atuais é em suas estimativas de quando o mundo cruzará o limiar de 2oC.

"Nossos resultados mostram que a temperatura média da superfície terrestre aumentou 1,5o Celsius ao longo dos últimos 250 anos, incluindo um aumento de 0,9o Celsius ao longo dos últimos 50 anos.

As previsões para os próximos 50 anos indicam que as mudanças climáticas continuarão a ocorrer em ritmo acelerado. A temperatura média global pode aumentar entre 1,5°C e 4,5°C até o final do século, o que pode ter impactos significativos na vida humana e na biodiversidade.

À primeira vista, as imagens demonstram cidades futurísticas cada vez mais verticalizadas, quase místicas, cheias de luzes LED ou similares, cúpulas de vidro, veículos voadores desconhecidos e arquiteturas que podem parecer impossíveis para a nossa atual tecnologia.

Grandes mudanças no corpo dos humanos no futuro
Dessa forma, as costas podem ficar extremamente curvadas. Problemas nos quadris também podem aparecer tendo em vista o excesso de tempo em que as pessoas costumam ficar sentadas em frente ao computador. Os braços e mãos também podem passar por mudanças significativas.

Seguindo o raciocínio acima, o ano 4000 seria bissexto, afinal, 40 é divisível por quatro. Nova complicação: o calendário gregoriano, que é regido pelo ano tropical para a determinação dos anos bissextos – e não ano sideral – prevê 970 anos bissextos a cada 4000 anos.

Com o padrão norte-americano, o número máximo de pessoas que a Terra seria capaz de suportar é de 1,3 bilhão; e com o padrão haitiano seria de 23,8 bilhões — comparou o docente. Atualmente, a população da Terra é de 8 bilhões de pessoas, alcançadas na reta final de 2022, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

O ano de 2030 figura como prazo no horizonte de grandes mobilizações globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assinados pelos países-membros das Nações Unidas, e metas de cortes de emissões estabelecidas no Acordo de Paris, a fim de frear as mudanças climáticas em curso.

De acordo com estudo publicado no Future Business Tech, o mundo em 2050 verá o surgimento de cidades inteligentes e hiperconectadas, robôs com características cada vez mais próximas dos humanos, aplicação de interfaces e chips no corpo humano, óculos de realidade virtual substituindo os celulares, além da chegada do ...