O que vai acontecer com o Sol em 2024?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação.

Cerca de um bilhão de anos depois de se expandir em uma gigante vermelha, o Sol entrará em colapso e se transformará em um corpo estelar denso — uma estrela anã branca com cerca de metade de sua massa original, espremida em uma esfera do tamanho da Terra. Esse processo também pode causar danos a planetas próximos.

O núcleo contraído fica mais quente, e esse calor aquece as camadas externas da estrela, fazendo ela se expandir. Desde que nasceu, há 5 bilhões de anos, o Sol cresceu no máximo 20% de acordo com a Nasa. Até que é bastante, mas nem de longe o suficiente para ser algo perceptível no tempo de uma vida.

"O Sol só vai começar a fundir hélio daqui a uns 5 bilhões de anos, no final da fase de gigante vermelha. Mas é verdade que ele vai lentamente aumentar de luminosidade antes disso, o que vai levar ao aquecimento da Terra a ponto de tornar a vida impossível. Isso deve acontecer em 1,5 bilhão de anos aproximadamente.

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

O que vai acontecer quando a Lua se afasta da terra? O principal efeito do afastamento lunar é que a rotação do planeta ficará mais lenta. Com isso, os dias passarão a durar 1.152 horas, bagunçando o clima do planeta e impedindo a vida, como você confere nas cenas abaixo.

Em sua vida, o Sol cresceu aproximadamente 20%. Quando o hidrogênio acabar, começará a queimar o próximo elemento, que é o hélio, e será aí que estaremos de fato no final da vida da estrela. Mas para isso acontecer ainda faltam cerca de 5 bilhões de anos.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

O que a tempestade solar pode causar? As consequências das tempestades solares podem ser desastrosas. Entre elas, pode-se citar a destruição de satélites artificiais, a interferência nos serviços de telefonia, a queda de energia elétrica e a danificação de objetos eletroeletrônicos.

A energia do Sol é responsável por manter o planeta aquecido, pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água. Sem a energia do Sol, viveríamos sem luz e as estações do ano não existiriam. Nosso planeta seria muito frio e atmosfera seria mais densa.

27 dias

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

No Brasil o sol nasce no mar (leste) e se põe no continente, mas na praia do Engenho/Almada, pela geografia da península, o sol se põe no mar, num espetáculo raro e bonito.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.