O que vacas não podem comer?

Perguntado por: levangelista3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

7 Plantas que podem intoxicar as vacas leiteiras

  • Tetrapterys Multiglandulosa spp. ( ...
  • Solanum Malacoxylon (variedade glabra e pilosa). ...
  • Mascagnia (Pubiflora, Rígida, Coriacea, Elegans). ...
  • Palicourea marcgravi. ...
  • Cestrum (Axillare, Parqui, Corymbosum, Sendtenerianum). ...
  • Pteridium Aquilinum. ...
  • Ricinus Communis.

Quanto às recomendações práticas de utilização deste ingrediente na dieta de bovinos, é prudente não exceder 30% da MS da dieta. Contudo, mais pesquisas são necessárias.

As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.

Principais causas de intoxicação em bovinos
No Brasil, botulismo, ureia e plantas tóxicas estão entre as causas mais frequentes de intoxicação. Atualmente são conhecidas em torno de 50 espécies de plantas com ativos que agem rapidamente no organismo do animal.

Sinais clínicos

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

O uso do subproduto da banana, como cascas e frutos impróprios para a sua industrialização, pode suprir as necessidades nutricionais nas dietas de vacas leiteiras e é uma alternativa viável de utilização de resíduos agroindustriais, além de contribuir para melhorar o poder antioxidante do leite.

Cada 100 kg de laranja geram 3,4 kg de polpa cítrica seca e peletizada, que é amplamente procurada e explorada por pecuaristas e nutricionistas para ser fornecida para uma ampla variedade de animais, bezerros, vacas de leite, gado em recria e/ou terminação.

O farelo de arroz integral pode ser usado como fonte de gordura, totalizando 6% de gordura bruta na dieta de vacas leiteiras na fase inicial da lactação.

Através dos trabalhos estudados, podemos concluir que a polpa cítrica pode ser utilizada com segurança como substituto do milho e outros ingredientes da dieta de ruminantes, além de servir como aditivo melhorando a qualidade do processo fermentativo das forrageiras.

Embora a dieta principal de uma vaca deva sempre consistir em forragem como feno e grama, ela pode e comerá frutas, incluindo melancia!

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais.

Qual é o animal que a vaca mais gosta? Resposta: A Muuuuula.

Dieta completa é uma mistura de volumosos (silagem, feno, capim verde picado) com concentrados (energéticos e protéicos), minerais e vitaminas.

“Mas recomendamos que não dê esse milho verde porque os bovinos, especialmente vacas de alta produção, precisam de pelo menos 15 dias de transição entre um tipo de alimento e outro para fazer o melhor aproveitamento”, destaca. Lembra também que a digestão bovina é biológica, feita por bactérias.