O que usar por baixo da batina?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

“Sem proporcionar muita informação, basta dizer que não preciso usar a minha roupa completa por baixo da batina. No verão, umas calças curtas largas com uma cintura elástica confortável, uma camiseta de algodão e meias são suficientes”, assinalou.

A Estola é uma faixa de pano que o sacerdote usa sobre os ombros e sob a casula e é um ornamento litúrgico esencial, porque...

A alva (do latim "alba", ou seja "branca") é uma veste litúrgica geralmente branca de cor clara utilizada pelos sacerdotes e ministros ordenados da Igreja. A alva veste-sobre sobre a batina ou sobre roupa ordinária e tem à cintura um cíngulo que pode ser de todas as cores litúrgicas.

A batina, a casula e o hábito. Cada vestimenta tem um significado e momento certo de utilizar.

Na linguagem litúrgica o termo toalha pode significar várias coisas diferentes: a) pano próprio para cobrir um altar; b) pano de dimensões mais pequenas para o celebrante limpar as mãos ao lavabo, ou os pés dos homens designados para o Lava-pés, na Missa da Ceia do Senhor, ou para se enxugar a cabeça do adulto ou da ...

Além do espaço sagrado, elementos da natureza, temos na liturgia vários objetos e utensílios e vestes usados durante a celebração, como: as alfaias, o cálice, a patena, as ambulas, teca, velas, lamparina, círio pascal, cruz, turíbulo, naveta, colherinha, castiçais, caldeirinha, aspersório, campainhas, sinos, lâmpada do ...

Quando o bispo, sacerdote ou diácono, em cima da pluvial, coloca sobre os ombros e cobre as mãos com as pontas do véu umeral, para que suas mãos não toquem no ostensório, como um sinal de respeito para o vaso sagrado, e como uma indicação de que é Jesus presente na espécies eucarísticas, que abençoa o povo, e não o ...

O solidéu é uma espécie de boina de seda usada por bispos e outros clérigos. Os bispos o usam de cor violácea; os cardeais, vermelho; o papa, branco. Alguns padres também o usam na cor preta ou marrom.

O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente. É uma invenção moderna criada em 1827 na Escócia (século XIX). O responsável por essa invenção foi Donald McLeod, um reverendo presbiteriano.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

Todos os ministros que vestem alva, podem vestir o amicto. O seu uso é obrigatório sempre que a alva ou túnica não cubra totalmente a roupa que se usa por debaixo na zona do pescoço.

Para diáconos, sacerdotes e bispos, o cíngulo pode ser de cores diferentes, de acordo com o tempo litúrgico ou a memória do dia. No simbolismo das vestes litúrgicas, o cíngulo representa a virtude do auto-controle, que São Paulo enumera entre os frutos do Espírito (cf. Gálatas 5:22).

Como diferenciar? A túnica possui gola fechada e na frente duas pregas, já a alva pussui gola aberta, geralmente de formato quadrado e possui quatro ou mais pregas na frente. A túnica ou a alva, podem ser ornadas com bordados e símbolos sagrados, nas barra inferior ou nos punhos.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

O cíngulo é uma veste litúrgica, usada em volta, ou acima da cintura. Na Igreja Católica Romana, desde a Idade Antiga até meados da Idade Média, era uma faixa com 6 ou 7 centímetros de largura de linho. O formato de cordão só se popularizou depois do século XV e hoje é dominante.

As batinas devem conter geralmente 33 botões de cima abaixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões nos punhos, que representam as cinco chagas de Cristo.

brancos

Outros tecidos usados na celebração como, as alfais, toalhas do Altar e do Ambão da Palavra devem ser sempre brancos.

O altar deve espelhar suas crenças, então, decore-o com imagens e objetos nos quais acredita e que fazem você se sentir bem. Entre eles podem estar figuras de santos de sua devoção, Buda, terços, crucifixos, entre outros itens nos quais você tenha fé.

A Pala é utilizada para cobrir o cálice que contém o vinho utilizado na missa. Ela serve de proteção para o cálice que contém o Sangue de Cristo, a fim de não cair impurezas dentro dele, como poeira ou insetos.

Altar - mesa fixa, destinada à celebração eucarística. É o lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. De acordo com as normas da liturgia, cada altar conserva, numa cavidade especial, grãos de incenso, relíquias de santos e um documento de consagração assinado pelo bispo.