O que usar para substituir o saco de confeiteiro?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Você pode fazer um saco de confeitar enchendo um saco de plástico com fecho hermético e cortando um canto. Caso não tenha um saco, você pode cortar um triângulo de papel manteiga e enrolar em formato de cone. É uma boa ideia usar um saco de plástico porque, se sobrar glacê, ele pode ser guardado ali mesmo.

Você precisa de:
Abra o papel filme em pelo menos 30cm, grudando na superfície. Depois, corte com ajuda de uma tesoura ou faca. Pegue mais ou menos 1 xícara de cobertura com uma espátula ou colher e coloque bem no meio do papel filme, como indicado na foto (1).

Coloque-o sobre uma folha de papel manteiga e encaixe por cima a grelha de confeitaria, para virá-lo ao contrário. Remova o papel manteiga da base. Corte a parte superior da garrafa pet e utilize-a como cortador para vazar um círculo ao centro do bolo.

Como fazer o saco de confeitar
Coloque o creme dentro do saco e pressione para retirar as bolhas de ar. Conselhos: Se você quiser usar um bico de confeitar encaixe-o no canto do saco que está dentro do copo e só depois acrescente o creme.

Você pode usar papel alumínio, em vez de plástico, para forrar a forma em que vai montar o bolo.

Embora muitas pessoas digam que não é possível ou que não conseguem fazer o bolo sem o acetato, saiba que é totalmente possível e muito prático. Para isso, você pode utilizar uma forma alta com fundo removível, de modo a prensar corretamente a massa e recheio.

Forre a forma onde você assou o bolo com papel manteiga, filme de pvc ou com saquinho plástico (aqueles próprios para congelamento e sem uso pooor favor, nada de reaproveitar sacolinha de supermercado hein gente..).

Os sacos de confeiteiro podem ser reutilizáveis ou não, dependendo do material de que ele é feito. Os reutilizáveis, em geral, são de um tipo de plástico mais resistente enquanto os descartáveis podem ser ou de um plástico mais fino ou feitos com papel manteiga.

O bolo embalado em plástico filme é uma opção para quem procura embalagens práticas, que protejam o bolo e ainda sejam transparentes. Para garantir a sustentação e evitar que o bolo possa rachar, é ideal colocar um pratinho na base do bolo, dando mais sustentação para o produto embalado em plástico filme.

A mesa do bolo pode ser decorada com vários elementos diferentes, como bonecos e personagens, flores, bandejas de alturas diferentes, bexigas e bolo; mas é importante que toda a decoração respeite as cores da festa para não destoar do restante dos itens.

Use o convexo da colher para fazer “ondinhas” na cobertura do bolo. Pressione levemente a ponta, como se fizesse montes de relevo sempre na mesma direção.

O papel acoplado, ou papel barreira é ideal para estar em contato com os alimentos, por não possuir nenhum químico prejudicial. Ele preserva bolos, doces e qualquer outro alimento por mais tempo dentro e fora do refrigerador.

O ideal é armazená-lo na geladeira por até 3 dias.

Quando o papel alumínio é levado ao forno, o aumento de temperatura faz com que as partículas do metal passem para a comida. Isso ocorre por diversos motivos, como aumento da temperatura, acidez dos alimentos e uso de sais e especiarias de cozinha.

Posso cobrir o bolo com chantilly um dia antes da festa? Pode! Mas lembre-se de manter ele bem armazenado de preferência com prato com tampa, para que não resseque.

Para ter melhores resultados na hora de desenformar o bolo, unte a forma e deixe-a na geladeira por alguns minutos. Ou seja: nada de deixar para untar depois de a massa ficar pronta — quando estiver na metade da receita, faça uma pausa, unte a forma, coloque-a na geladeira e volte a fazer o bolo.