O que usar para substituir a água sanitária?

Perguntado por: udias4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Basta adicionar meio copo de vinagre branco na máquina de lavar, junto com o sabão de costume, para obter resultados satisfatórios. O bicarbonato de sódio é outro ingrediente versátil para limpeza doméstica e também pode ser utilizado na lavagem de roupas.

O contato da água sanitária com a pele ou os olhos pode causar irritação, vermelhidão e dor, e a sua ingestão acidental pode causar queimaduras no esôfago e no estômago. Por esses motivos, é importante manusear a água sanitária com cuidado e seguir as instruções do fabricante para uso seguro e adequado.

A combinação entre água sanitária + água é uma verdadeira aliada no combate ao Covid-19. A solução pode ser utilizada quando não há álcool disponível. Porém, não se deve utilizar para assepsia das mãos, pois o contato direto com derivados clorados pode causar irritação à pele.

Para fazer água sanitária com soda cáustica, você vai precisar de duas colheres de etanol (álcool 98%), uma colher de soda caustica e dois litros de água. Com cuidado, acrescente a soda cáustica a água, misture o álcool e se quiser, acrescente alguma essência para dar cheiro ao produto.

Ionização de cobre e prata. Outro substituto do cloro em potencial é a ionização da água. Utiliza-se um aparelho automático que libera na água íons de prata e cobre, que eliminam totalmente as algas, germes, fungos e bactérias que são convidados indesejados, porém muito comuns nas piscinas.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

De modo geral, o que diferencia os produtos é a sua composição química. O cloro é produzido a partir do processo de decomposição e compressão do cloreto de sódio. Já a água sanitária é uma mistura desse composto com água.

Alvejante e vinagre
A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

Veja mais sobre cada uma delas e previna-se!

  • 1) Água sanitária + Amônia. A mistura do hipoclorito de sódio com amoníacos forma as cloraminas,. ...
  • 2) Água sanitária + Vinagre. ...
  • 3) Água sanitária + Álcool. ...
  • 4) Detergente + desentupidores de pia. ...
  • 5) Vinagre + Bicarbonato de sódio. ...
  • Os produtos da Positiv.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Como proceder com a diluição:

  1. Num recipiente de 1 litro,colocar mais da metade de água potável.
  2. 25 ml de água sanitária. (meio copinho de cafezinho)
  3. Completar o volume com água até 1 litro.
  4. Agitar,rotular e armazenar em armário fechado.

Para limpar e remover as manchas do espelho, você pode usar um limpa-vidros, detergente neutro ou álcool. E não se esqueça de diluir o detergente e álcool em água, antes da aplicação, sempre pensando na proporção de 10 ml de detergente ou álcool para 100 ml de água.

Dicas para manter o banheiro limpo por mais tempo

  1. Retirar o lixo.
  2. Limpar e desinfetar pias e vasos.
  3. Passar pano úmido com água sanitária no piso.
  4. Jogar água sanitária dentro do vaso e dar descarga.
  5. Secar pias e móveis para evitar o acúmulo de água.

1 litro de Cloro. 200ml de Detergente. 4 colheres sopa sal. 2 colheres sopa de bicarbonato.

O cloro, outro produto comum na dispensa, também pode ser usado para fazer a água sanitária. ½ litro de cloro; 3 litros de água; 1 colher de sopa de barrilha (carbonato de sódio).

50 ml de detergente; 100 ml de vinagre de limão; 100 ml de álcool 70%; 4 litros de água natural.