O que usar para proteger a TV de queda de luz?

Perguntado por: amaciel4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

Os protetores eletrônicos, por sua vez, podem ser confundidos com as réguas de tomada, mas sua funcionalidade vai muito além do que parece. Esses aparelhos protegem seus equipamentos contra sobrecargas de energia, surto de tensão, curto-circuito e retomam a energia após a queda sem que os aparelhos sejam queimados.

A principal função desse aparelho é evitar que seus eletrônicos sejam danificados após uma queda de energia ou instabilidades na rede. Esse no-break possui um sistema que corta o fornecimento de energia elétrica e passa a dispor de sua bateria interna para fornecer energia.

Não!! a queda de Energia não causa a queima desse tipo de equipamento, porém o retorno pode ser crucial.

Mas, para não haver problemas também com vento ou maresia, uma boa solução é cobrir o aparelho com uma capa especialmente feita para ele, de preferência em tecido aquablock, aquele que normalmente é usado em sofás e almofadas de áreas externas por ser impermeável.

Panos ou flanelas podem arranhar a tela ou soltar fiapos. Por isso, a dica é utilizar panos de microfibra macios e limpos, levemente umedecidos com água pura (só um pouco de água, nunca molhe a tela). O mesmo vale para todas as partes da TV.

O ideal é posicionar o aparelho em ambientes com boa ventilação. Ao mesmo tempo, o aparelho não pode pegar a luz do sol diretamente, porque isso também o danifica.

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança.

Você não precisa de um estabilizador de tensão
Portanto, não há o que se preocupar com a tensão de alimentação na entrada. Além disso, os estabilizadores de tensão, se usados nos dias de hoje, podem até mesmo causar eventuais problemas, como travamentos no PC devido ao atraso no tempo de resposta.

Um display LCD tem duas camadas de vidro que são polarizadas e unidas, os cristais líquidos, em seguida, transmitem ou bloqueiam a luz para exibir a imagem de televisão. Os cristais não produzem nenhuma luz, a iluminação é proveniente de uma série de lâmpadas na parte de trás da tela.

Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Segundo ele, atualmente, com o desenvolvimento de fontes de alimentação universais que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, o uso de estabilizadores é desnecessário.

O recomendado é não utilizar estabilizador com nenhum equipamento.

A primeira providência é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica assim que constatar que algum aparelho parou de funcionar logo após chuvas muito fortes, muitos raios ou queda e oscilação de energia.