O que usar para colar plástico duro?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Procure por colas especialmente formuladas para esses tipos de materiais. A melhor cola para utilizar em plásticos flexíveis é a Loctite Super Bonder Power Flex Gel. O líquido claro à prova de umidade, seca transparente e cria uma cola que não quebra facilmente, nem amarela diante a exposição aos raios solares/UV.

Loctite

Como escolher a cola certa para plástico de polietileno
A Loctite é líder no seguimento de colas e adesivos premium e oferece uma ampla gama de produtos, incluindo cola para plásticos de polietileno. Esteja você trabalhando com plástico polietileno, ou outros materiais, a Loctite tem a cola certa para o seu projeto.

Basta seguir as etapas abaixo:

  1. As superfícies a serem coladas devem estar bem uniformes e as mais limpas possíveis. ...
  2. Use álcool isopropílico para limpar qualquer resíduo restante.
  3. Prepare sua cola de polipropileno ou epóxi, incluindo o bico aplicador e as ferramentas necessárias.
  4. Comece a colar!

Se você está querendo começar um trabalho em que duas peças de plástico precisam ser unidas ou precisa consertar uma peça de plástico quebrada, soldar o plástico geralmente é o jeito mais fácil e barato. Você vai precisar de um soldador de plástico e varetas de solda plástica apropriadas.

Com Poxipol, é possível colar vários materiais, como: madeira, metal, porcelana, mármore, vidro, cimento, concreto, fibrocimento, cerâmica e granito. Ele é muito prático e ideal para fazer consertos e reparos em geral, seja em casa, na oficina, em veículos, no trabalho, artesanato, etc. Embalagem com 108g/70ml.

Para colar materiais tais como policarbonato, acrílico, ABS, FRP, Nylon, Mylar, Delrin, fenólico, alumínio e aço inoxidável, a cola mais resistente é o Super Bonder Ultra. Sua fórmula combina componentes que produzem uma cola resistente a impacto que seca em menos de 30 segundos.

Cola Epóxi para trabalhos pesados
Com efeito durável e resistente, ela pode ser usada em materiais não flexíveis como metal, cerâmica, plástico, borrachas, concreto e azulejos.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

Super bonder e plástico
Em geral, esse adesivo não é indicado para colar polietileno (PE), polipropileno (PP), silicone, resina antiaderente (PTFE), isopor e tecidos.

O Adesivo Instantâneo 3M™ Scotch-Weld™ PR100 para Plástico e Borracha é um adesivo instantâneo de baixa viscosidade. É formulado para oferecer desempenho excepcional em substratos difíceis de unir, como EPDM, nylon, polipropileno e polietileno com uso de um primer apropriado.

Gente, a cola PVC é ideal pra grudar tubos de PVC e materiais plásticos bem duros usados em artesanato, viu? E a vantagem desse tipo de cola é que ela faz com que os tubos fiquem bem grudadinhos, sem o risco de descolar, mesmo em temperaturas frias ou muito quentes!

Para melhores resultados, use cola-solda para plástico ou uma cola específica para plástico.

A soldagem plástica é um método de fabricação e recuperação utilizado na fundição de peças de plástico. É um processo que funciona com o aquecimento de determinadas partes ou pontos das peças.

O ferro fundido branco apresenta uma maior porcentagem de carbono e pode estar contaminado com: óleo, graxa ou produtos químicos. Devido a estes fatores, o material tem maior facilidade para a trinca/quebra. Por esta razão, o ferro fundido branco é dificilmente soldado (por possuir baixa ductilidade).

Use um ferro de solda para consertar rachaduras maiores no plástico. Essa ferramenta é bem simples de usar e pode resolver seus problemas rapidamente. O ferro vai liberar calor direcionado, derretendo apenas as beiradas da rachadura, de forma que você consiga conectá-las sem derreter ou deformar o restante do plástico.