O que usar no rosto para não envelhecer?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os efeitos nocivos das radiações UVA e UVB são determinantes para causar queimaduras, rugas, manchas e câncer de pele. O uso do protetor solar diariamente é um dos mais eficazes cuidados com a pele para evitar o envelhecimento precoce.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Para combater a flacidez do rosto, é interessante fazer uma massagem no rosto com os dedos ou com um massageador facial, usar cremes à base de ácido hialurônico, colágeno, resveratrol, vitamina C e E, e ter uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.

A aloe vera tem um ótimo potencial cicarizante e regenerador para a pele. Além de ser antibactericida, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, usar babosa no rosto periodicamente ajuda a diminuir manchas de sol e melasmas leves.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Vitamina C

A Vitamina C é uma das principais recomendações para quem quer eliminar as rugas e amenizar os efeitos da idade na face. Esses efeitos se devem pela substância ser um antioxidante natural que beneficia a produção do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.

A hidratação é a dica número um sobre como rejuvenescer o rosto rápido. Tanto no inverno quanto no verão, é necessário incluir o hidratante na lista de seus produtos de skincare. Ele ajuda a manter a barreira cutânea (camada mais externa da pele) saudável e mais radiante.

É a partir dos 25 anos que a pele do rosto começa a demonstrar esses temidos sinais de envelhecimento, e nessa idade, a melhor dica é preveni-los diariamente. Descubra quais são os primeiros a aparecer no rosto e aprenda a combatê-los!

Aos 4 anos 60% do crescimento facial já está completo. Aos 7 anos, 70% e aos 12 anos 90% do total do futuro crescimento facial já se completaram.

Água fria: uma aliada da sua pele
O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia.

Aposte em um tratamento anti-idade com dermocosméticos que hidratem a pele, contenham ativos poderosos, como o Ácido Hialurônico, e estimulem a produção de substâncias como o colágeno e a elastina. Por fim, tenha uma alimentação balanceada e não deixe de ingerir – pelo menos – dois litros de água por dia.

Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.

Ameniza as rugas
A babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno, substância responsável por manter a elasticidade da pele. Assim, quando utilizada regularmente, a planta pode diminuir a profundidade das rugas e até suavizar algumas marcas de expressão nos olhos, testa ou boca.

Em um recipiente, amasse o gel da babosa; Coloque 1 colher de chá de óleo de coco mais 1 colher de chá de mel; Misture bem, até ficar homogêneo ou bata no liquidificador; Aplique no rosto, fazendo movimentos circulares.