O que usar no lugar do sabonete?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

“Se a pele for extremamente seca, pode utilizar a água micelar no lugar do sabonete”, explica. Além disso, em dias quentes ou que o rosto está muito sujo, a água micelar pode substituir o sabonete e ser utilizada na pele durante o dia com objetivo de limpar o rosto de uma forma prática.

Então, se o uso de sabonete não é necessário para limpar a grande maioria das substâncias que constituem a sujeira cotidiana, por que, afinal, nós o usamos? Bem, a resposta é clara: hábito, publicidade e a falsa ideia de que o sabonete está limpando, sendo que é a água que está fazendo o trabalho todo.

não! Explicação: shampoo pode causar irritação na pele.

Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna. Para não irritar a pele, invista em um sabonete neutro e procure, em alguns banhos, limpar somente axilas, pés, mãos, rostos e região íntima. Para as outras partes do corpo, só a água já será suficiente.

NÃO! A dermatologista é categórica na resposta. “Apesar de supostamente até 'controlar' a oleosidade da pele, os elementos e princípios ativos presentes em produtos para cabelo, como o shampoo anticaspa, podem agredir e irritar bastante a cútis”, explica.

Mas, afinal, qual o produto correto: sabão, sabonete ou detergente? Na verdade, todos eles higienizam, porém, o indicado para a pele é o sabonete. Os demais são produzidos para outras limpezas.

O sabonete em barra não é aconselhado a usar no rosto por ter um pH mais alto que o pH natural da nossa pele, o que acaba agredindo o rosto e por ser menos higiênico, afinal, acabamos contaminando o sabonete.

No rosto, pode auxiliar no clareamento das manchas deixadas pela acne, e também no tratamento da acne, pois reduz a oleosidade da pele. No restante do corpo, onde houver inflamações e irritações, a água de arroz também pode ser utilizada para efeito calmante e hidratante.

O que acontece na verdade é uma reação chamada vasoconstrição, ou seja, a compressão dos vasos sanguíneos. Os efeitos são a redução do inchaço, diminuição dos poros e da vermelhidão causada por espinhas e inflamações. Existe também uma técnica parecida, conhecida como crioterapia.

"O contato com a água gelada melhora a circulação sanguínea fazendo uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), aliviando a inflamação e vermelhidão da pele, além de melhorar a oleosidade e promover a diminuição de inchaços e também dos poros", explica a dermatologista Roberta Almada.

Essa retirada que pode predispor um eczema ou ressecar a pele. Banhos muito demorados ou quentes, ou ficar utilizando sabão demais pode tirar essa camada lipídica. Se houver algum micro-organismo que dependa dela, esse sim pode ser afetado — explica.

Dove não resseca a pele como sabonetes comuns. Tecnologia de limpeza e manutenção da hidratação com suavidade para sua pele. Deixa a pele macia, bem cuidada e com aspecto saudável. Pode ser usado diariamente no rosto, mãos e corpo.

Você pode usar um sabonete neutro e água na parte externa, na vulva", explica a ginecologista e obstetra Mariana Lemos Osiro.

A recomendação médica é que cada pessoa tenha seu sabonete e para evitar ainda mais os riscos, troque a versão em barra pela líquida, que não traz problema algum. Caso não seja possível que cada um tenha o seu sabonete, é importante sempre retirar as sujeiras e pelos antes de tomar banho ou lavar as mãos.

Para a rotina dar certo, Gabriella ressalta que cada tipo de cabelo tem uma agenda própria de higienização: "os oleosos podem ser lavados diariamente, os normais em dias alternados e os secos três vezes por semana", indica.