O que usar no lugar de você?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

3 alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. Exemplo: Se você conhece as pessoas certas, tem a vida facilitada. Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê.

Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita?

3 sinônimos de mim para 1 sentido da palavra mim: Forma oblíqua do pronome eu: 1 eu, me, a minha pessoa.

2 igual, idem, também, igualmente. Exemplo: Os alunos receberam menções honrosas, os professores o mesmo.

O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída. O pronome você nos conduz a uma relevante discussão acerca dos postulados gramaticais: seria ele pertencente à segunda ou à terceira pessoa do discurso?

O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Abreviação da palavra "você", normalmente usada em mensagens de texto e na internet.

Palavras que indicam posse
Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

1 também, e também, com, mais. Exemplo: Meu irmão e meu pai já estão chegando.

Resposta verificada por especialistas. A opção CORRETA é "para mim mesma".

Simplificando: fique atento para o fato de que o “eu” só será usado se ele for praticar uma ação. Além disso, é importante lembrar que “eu” é usado em frases afirmativas, enquanto “mim” é usado em frases negativas ou após preposições (como em “para mim”, “comigo”, “de mim” etc.).

Simplificando, ele responde algo relacionado ao verbo, mas sem a presença de preposição. Como em “Ele me obedece”, ou seja, quem obedece, obedece a alguém (me). Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, por isso sempre será acompanhado de preposição. Como em “Isso foi feito para mim”.

2 além disso, ainda, mais, além do mais, ademais, inclusive, até, junto, juntamente, conjuntamente, outrossim. Exemplo: Ela disse que alugou um apartamento no centro da cidade e também um carro para poder se deslocar livremente. Por outro lado: 3 por outro lado, de outro modo, de outra forma, ao contrário.