O que usar no lugar de uma vez que?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que.

Significado de Uma vez que
locução conjuntiva Como; pela razão que; da forma que; já que: uma vez que ele se licenciou, não precisa mais ir à faculdade. Contanto que; se por acaso: uma vez que ela apareça, a festa começará.

Nesse caso, o uso da vírgula é fundamental para a desambiguação do sentido, uma vez que, sem essa separação, a oração passa a ser restritiva, como é possível perceber a seguir: Os artistas, que são vaidosos, costumam exagerar nos gastos pessoais.

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Em vez de: em lugar de: Em vez de demitir dez funcionários, a empresa demitiu vinte. A expressão “em vez de” é mais empregada com o significado de “em lugar de”, porém, pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”. A menina assistiu à TV em vez de filme.

"Em vez de" é igual a "em lugar de", "em troca de", "em substituição a". "Ao invés de", por sua vez, tem o sentido de "ao contrário de", "ao inverso de" e é usada nas orações que exprimem situações contrárias, exata oposição. Na dúvida, prefira usar a expressão "em vez de", pois ela sempre estará correta.

Significado de Único
Que ocorreu somente um vez, sem anterior ou posterior; excepcional, exclusivo. Que não se pode comparar; incomparável. Etimologia (origem da palavra único).

A expressão correta é «de uma vez por todas» com o significado de «última e definitiva vez».

A forma adequada é “uma vez que”.

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

«Uma vez» introduz: a) uma oração reduzida participial: «Uma vez terminado o espectáculo, todos se retiraram»; b) uma expressão adverbial: «Uma vez na praia, João fitou o horizonte.»

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

2) Conjunção explicativa
Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.).

A função sintática da construção “era uma vez” é a de adjunto adverbial de tempo. Nesse caso, o adjunto está deslocado para o início da sentença. Alguns manuais de estilo recomendam o uso da vírgula caso o adjunto tenha mais de três palavras. Em outros casos, ela é considerada opcional.

EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano.

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal.

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Ou seja: na frase "em vez de pagar com cartão de crédito, Maria preferiu cheque" está correta, mas "ao invés de pagar com cartão de crédito, Maria preferiu cheque" está errada. Veja mais alguns casos: Com ideias opostas, as duas locuções estão corretas: Ao invés de descer, o elevador subiu.

Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.

Amiúde significa algo que acontece repetidas vezes, frequentemente. A expressão "amiúde", pode ser utilizada em diversos tipos de frases, mas sempre com o significado de que algo está sendo dito, ou usado, novamente.