O que usar no lugar de Prezados no e-mail?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Existem tantas outras introduções realmente formais como "Prezado Sr/Sra...", "Sr/Sra...", "Dr....", "Meritíssimo", "Caro Sr/Sra..." Finalizando a correspondência, também formal, usa-se "atenciosamente", "cordialmente", "respeitosamente", etc. E no caso de e-mails profissionais à empresas?

Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor(a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".

A forma prezadaspode ser [feminino plural de prezado] ou [feminino plural particípio passado de prezar] .

Conceitos básicos de um e-mail formal

  1. Ser claro e objetivo. A objetividade nunca deve ser confundida com grosseria. ...
  2. Ser cordial e agradável. O uso de uma linguagem afável faz com que o leitor dê mais atenção ao que lê. ...
  3. Ter boa escrita. ...
  4. Usar comunicação adequada. ...
  5. Respeitar a hierarquia ou a relação.

Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter.

“Saudações, ou Olá lá”, (Usado quando não se sabe o nome do destinatário ou quando se envia um e-mail para endereços de e-mail de empresas como “contact@xyz.com”), “Olá (primeiro nome)”, (Isto é menos formal que “Caro” mas mais formal que “Olá”, “Olá a todos”, (No caso de haver múltiplos destinatários).

Saudações casuais

  1. “Bom dia / tarde / noite”
  2. “Olá” / “Oi” / “Ei”
  3. “Como vai você?” / “Tudo bem?” / “Como vão as coisas?”
  4. Saudações

O nome de um e-mail profissional deve ser curto e simples, a fim de que seja fácil de se lembrar e escrever. Dê preferência à combinação clássica de nome + sobrenome, afinal, ela evitará que uma mesma pessoa tenha e-mail duplicados, criando um problema com o número de contas usadas no pacote contratado.

De preferência, coloque o nome da sua empresa como o nome do seu domínio para que as pessoas identifiquem imediatamente que estão falando com a sua marca através do email. Se você for um profissional autônomo, por exemplo, pode usar seu próprio nome.

Prezado é o particípio do verbo prezar e, por isso, deve sempre ser escrito com “z” e nunca com “s”. Essa regra também se aplica a todos os derivados de prezar. É um adjetivo usado para se referir a algo ou alguém que é querido, estimado, cuidadoso ou bem higiênico.

Muito querido, muito estimado.

São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Confira abaixo 8 dicas:

  1. 1) Saudação. Seja sempre educado e cordial e comece seu e-mail cumprimentando o destinatário. ...
  2. 2) Use uma linguagem adequada. ...
  3. 3) Organize as informações. ...
  4. 4) Seja claro e conciso. ...
  5. 5) Fique atento à ortografia. ...
  6. 6) Como encerrar o e-mail. ...
  7. 7) O assunto. ...
  8. 8) Antes de enviar o e-mail revise.