O que usar no lugar de ou?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Sinônimo de ou

  • ou então. Exemplo: Vou de carro ou de táxi. ...
  • ou...ou, ora... ora, já... ...
  • talvez, quiçá, quem sabe, possivelmente, eventualmente. ...
  • isto é, ou seja, ou melhor, quer dizer, digo, melhor dizendo, assim dizendo, em outras palavras, em outros termos, de outra maneira, de outro modo, por outra forma.

1. Indica alternativa ou opcionalidade (ex.: ver um filme ou ler um livro). 2. Indica consequência derivada da irrealização de algo (ex.: despacha-te ou não vamos chegar a tempo).

A expressão “em lugar de” ou “em vez de” pode ser substituída por "longe de". Essas são expressões equivalentes, isto é, têm sentidos semelhantes. Elas são usadas para enfatizar uma contrariedade ou quebra de expectativa presente numa frase.

Conjunções coordenativas alternativas estabelecem relação de alternância. As principais conjunções coordenativas alternativas são “ou”, “ou ... ou”, “ora... ora”, “talvez... talvez”.

Ou deverá escrever-se e ou? Obrigado. O uso de e / ou é corrente e generalizado no português. A barra indica opcionalidade de uso de cada uma das conjunções coordenativas: aditiva (e) ou disjuntiva (ou).

A locução ou seja liga duas palavras ou duas frases, a segunda das quais explica ou, de certo modo, rectifica a anterior (= isto é; ou melhor; quer dizer – cf. edição de 1999 do dicionário brasileiro Aurélio).

As expressões “ou seja” e “isto é” são locuções conjuntivas. Em outras palavras, são um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, têm o mesmo sentido e cumprem uma única função morfológica. Nesse caso, o emprego da vírgula é obrigatório, pois tratam-se de expressões explicativas e intercaladas.

A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”. Algumas pessoas utilizam de forma errada numa oração em que não cabe o uso, como no exemplo 1 citado acima. Que reescrita “Eu preciso estudar mais redação e Direito constitucional todas as noites” e não seria preciso utilizar o “ou seja”.

O que quer dizer a palavra p * * * * * *? Mulher que faz relações sexuais por dinheiro; prostituta. [Pejorativo] Figurado. Aquela que não tem pudor; libertina ou despudorada.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

1 em que. Exemplo: O envelope no qual eu guardei o dinheiro desapareceu. Faz referência a um local: 2 onde.

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma). Por outro lado, a conjunção "ou" é classificada em CONJUNÇÃO ALTERNATIVA (exprime alternância ou exclusão).

1. – Empregamos de que, quando o verbo que antecede este de que exige a preposição de. Aqui vão dois exemplos: a) Quem se lembra, lembra-se de – de alguma coisa: Lembrei-me de ir a casa do João.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

A vírgula antes da conjunção ou apenas é obrigatória se a conjunção fizer parte ou vier depois de uma expressão ou oração intercalada: Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando? Todos estudaram, ou deveriam ter estudado, durante o fim de semana.

1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

c) A expressão "ou seja" costuma ser usada para introduzir uma explicação, esclarecendo melhor uma ideia. Escrever algo complexo de forma mais simples. É equivalente a "isto é".

Expressões explicativas e retificativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, por exemplo, por assim dizer, ou melhor, antes disso, digo, dizendo de outra forma, e outras. Expressões continuativas e conclusivas: além disso, aliás, então, a meu ver, com efeito, enfim, outrossim, portanto, e outras.