O que usar no lugar de micropore?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Esparadrapo, microporosa, pra cicatriz, são várias as opções!

Fita crepe é usada para fazer curativos no HRTM por falta esparadrapo.

O esparadrapo é uma fita, geralmente de algodão, com uma parte adesiva. A qual gruda na pele e é muito usada em cirurgias, primeiros socorros e curativos. Já o micropore é uma fita com pequenos furos, que deixam a pele respirar.

Fita Micropore 3M - Micropore Grande
O micropore para curativo da 3M, foi desenvolvido pela marca para para curativos em geral. O micropore antialérgico da 3M pode ser usado até por quem tem pele sensível, pois se trata de um micropore curativo com cola hipoalergênica.

Evite o contato das bijuterias com produtos de limpeza e passe o perfume antes de colocar os brincos e o colar. Você pode passar álcool, com uma flanela ou algodão, em todas as peças ao guardá-las e antes de usá-las.

A fita de silicone reforça as barreiras naturais da pele, minimizando a perda de água na região e fazendo com que ela fique mais hidratada — o que é fundamental para a formação ordenada das células para a cicatrização.

"A fita, ao apertar bem o rosto, reduz a circulação local, o que significa que há menos nutrientes para a pele. Dessa forma, colágeno anormal será produzido", frisa a dermatologista Camila Moulin.

Após o tempo estabelecido pelo seu médico, geralmente de 2 a 3 semanas, você deve realizar a troca das fitas a cada 2 a 3 dias.

Fita crepe, fita adesiva plástica, fita adesiva de papel, durex ou qualquer outro tipo de fita adesiva não conseguirá cumprir com todas as propriedades e qualidades da fita isolante.

A Fita Micropore™ Nexcare® Bege é a escolha número um em fitas hospitalares. Ela foi projetada para ter o máximo de suavidade, não interferindo nas funções normais da pele e permitindo que ela transpire para melhor conforto. É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos.

Quando com fita de Micropore, devera ser trocado a cada 7 dias, sendo retirado, lavando a cicatriz com água e sabonete, sendo colocado novamente direto sobre a cicatriz, sem o uso de pomadas.

Na década de 1960, uma grande empresa americana, a 3M, desenvolveu a fita adesiva microporosa hipoalergênica (Micropore®). Essa fita é inelástica, permite a passagem de água através de seus microporos e promove um bom suporte à cicatriz cirúrgica.

O principal objetivo da microporagem pós-cirúrgica é melhorar a cicatrização e prevenir a formação de queloide, de forma que seu uso é mais regular em pacientes com tendência a má cicatrização.

Faça um ponto falso para cortes. Corte uma tira de esparadrapo adequada ao tamanho do ferimento, dobre a tira na metade e corte as pontas diagonalmente; quando abri-lo novamente, você verá que o meio está mais estreito do que as pontas e é essa parte que deverá ficar sobre o ferimento.

Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida.