O que usar no lugar de A princípio?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

1 inicialmente, de início, no início, no princípio, no começo, primeiro, primeiramente, previamente, em primeiro lugar, antes de tudo, antes de qualquer coisa, preliminarmente, antes de mais nada, antes, anteriormente, à frente.

A princípio – em princípio
A expressão “a princípio” tem o sentido de “inicialmente”, “no começo”.

A princípio significa no início, no começo, no primeiro tempo, inicialmente, antes de mais nada, antes de tudo, antes de qualquer coisa.

Já a expressão "por princípio" quer dizer "por convicção". Vale destacar a presença da preposição "por" e sua consequente relação causal: "Por princípio, determinamos que todos os colaboradores não trabalhem aos sábados."

“A princípio” se refere a começo, início, e substitui no começo, inicialmente, antes de tudo ou antes de mais nada. A princípio acreditei que esse mentiroso me amava. (Inicialmente acreditei que esse salafrário me amava.) (No começo, acreditei que esse ser desprezível de fato me amava.)

Um princípio é o começo de algo. O conceito também é usado com referência a um valor ou a um preceito que se tem em conta para o desenvolvimento de uma acção. Um princípio, por conseguinte, pode ser equivalente a uma norma.

Princípios são, portanto, preceitos universais rígidos, regras incontestáveis e direcionamentos de conduta universal e atemporal. Ele por si só, não se quebra, mas sim a pessoa que não os seguem. Exemplos de princípios: amor, equilíbrio, pertinência, ordem.

Como afirma o estudioso Celso Pedro Luft: "Não vale consultar o ouvido: ouvido não entende de pontuação." A princípio, lembremo-nos de que - na relação Sujeito-Verbo-Complemento - não deve haver vírgula isolada.

1 inicia, principia, enceta, abre, entabula, inaugura, estreia, instaura, desperta, introduz, estabelece, rompe, surge, debuta, empeça.

advérbio De maneira preliminar; de modo anterior a outro principal; anteriormente: o discurso será feito preliminarmente.De modo primordial, mais importante que os demais: preliminarmente, será preciso comprar as tintas.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Princípios e valores de uma pessoa ajudam a formar o caráter, a marca e o valor que a pessoa tem. E, quem cultiva e valoriza as mesmas qualidades, hábitos e atitudes vai perceber e valorizar ainda mais esses princípios e valores.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Os princípios apresentam um grau de generalidade mais alto que as regras. Por outro lado, as regras são normas que podem ou não ser cumpridas. Se uma regra é válida, logo deverá fazer exatamente o que ela diz. Utiliza a técnica do tudo ou nada.

Funções dos princípios : três são as destacadas funções desempenhadas pelos princípios (dentro do ordenamento jurídico): (a) fundamentadora das demais normas (das regras), (b) interpretativa e (c) supletiva ou integradora.

É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”. A expressão “em tese” significa “de modo geral”, “de acordo com o que se supõe”, “em princípio”, “em teoria”.

Conectivos de semelhança, conformidade e comparação
Da mesma forma, igualmente, assim também, semelhantemente, do mesmo modo, similarmente, analogamente, de maneira idêntica, por analogia, de conformidade com, segundo, conforme, tal qual, tanto quanto, assim como, bem como, como se.

É muito comum, principalmente em linguagem informal, a expressão “a nível de”. Contudo, seu emprego não é aceito pelos gramáticos, bem como de outra expressão: “em nível de”. Na linguagem coloquial, as construções citadas acima têm significado aproximado de outras locuções, como “em âmbito”, “em termos de status”.

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

7 hipótese, premissa, proposição, pressuposto, teoria, base, conjectura, postulado, axioma, asserção, enunciado, enunciação, truísmo.

Os princípios são normas-síntese ou normas-matriz. Há três tipos de princípios: 1. Princípios políticos constitucionais são os que traduzem as opções políticas fundamentais conformadoras da Constituição, dito de outra forma, são decisões políticas fundamentais sobre a forma de existência da Nação. 2.