O que usar no lugar da manta de drenagem?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.

O isopor vai permitir uma boa drenagem e é perfeito para aliviar o peso dos grandes vasos de flores. Coloque também entre o isopor e a terra do vaso uma camada de feltro ou de lã de rocha para evitar que a planta afunde e a terra se misture com o isopor.

Montagem do novo vaso
Outras sugestões são o tecido TNT e os panos reutilizáveis de limpeza, como o Perfex. Em seguida, vem uma camada de argila expandida. Assim como a manta, as "bolinhas" contribuem para a filtragem, evitando que se acumule terra no fundo e/ou obstrua os furos para o escoamento da água.

Isopor picado pode substituir argila expandida na drenagem.

A manta de drenagem pode ser usada entre a terra e a pedra, para evitar o contato direto das pedras com a terra, mantendo assim o aspecto límpido das pedras brancas.

A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam. Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência.

Sistema de drenagem
Neste caso, a brita do tipo 1 e a areia produzidas pela Votorantim Cimentos são excelentes opções para garantir a qualidade do serviço.

Por que colocar pedras nos fundos dos vasos? A brita é uma das pedras mais indicadas para a montagem de vasos. Como são muito utilizadas em obras, são popularmente conhecidas como “pedrinhas de construção”. Elas também aparecem no paisagismo, na composição de canteiros e quintais.

Drenagem Linfática
Você pode fazê-la 2 vezes por semana para ter resultados mais rápidos e efetivos.

Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.

Elas ajudam no escoamento, auxiliando na entrada de oxigênio para as raízes e evitando que elas apodreçam”, explica o paisagista Luiz Cardoso. Caso o vaso não tenha uma boa drenagem, a planta vai amarelar e não vai conseguir se desenvolver.

2) Argila para vasos de plantas
Argila no fundo do vaso: já na parte interna, o material auxilia o crescimento saudável, pois retém os nutrientes das plantas. Além disso, ela também melhora a drenagem, evitando o excesso de água no vaso.

A pedra brita, utilizada junto com terra em diversas plantas, é um substrato que pode ficar muito bom em orquídeas, pois garante espaços para que as raízes cresçam, e ainda aderem bem às raízes das orquídeas. O ideal é que sejam pedras para jardinagem (e não aquelas utilizadas na construção civil).

Também conhecida como bidim ou geotêxtil, a manta de drenagem é utilizada para evitar que tanto a terra quanto a água escorram para o fundo do vaso. Além disso, ao impedir que o substrato escorra a cada rega, o produto acaba se tornando essencial para qualquer jardineiro, seja ele profissional ou não.

3) Cuidado com as pedrinhas brancas
Mas você sabia que aquelas pequenas pedras brancas, geralmente usadas para decorar vasos com cactos e suculentas, não fazem muito bem para as plantas? Os pedriscos brancos são mármore picado que, quando molhados, liberam um pó que vai matando a planta aos poucos.

As melhores pedras para pisante para jardim são: granito, pedra miracema, pedra madeira, pedra São Tomé, ardósia, pedra Goiás e pedra basalto.

A pedra branca para jardim também pode realçar ainda mais a presença de cascatas e fontes de águas no ambiente, além de auxiliar na drenagem da água, a pedra branca para jardim traz um toque elegante para o espaço. Na imagem abaixo, a água que sai da cascata de parede cai sobre as dolomitas brancas.

Para isso, coloque uma camada drenante no fundo, como argila expandida, brita ou seixo rolado.

Misture a areia e os 2 tipos de terra, na proporção 1:1:1; Plante as mudas ou as sementes, conforme as instruções do fornecedor; Acrescente a parte restante do solo; deixando a camada fofa; Regue e coloque a forragem (folhas secas, serragem de madeira, podas de grama);