O que usar no dia de Ogum?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

Vamos lá!

  1. Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio;
  2. Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado;
  3. Utilize um alguidar para colocar o cará dentro;
  4. Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do cará;
  5. Regue com o mel de abelha e azeite de dendê.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Banho Ogum é um poderoso mix de ervas que vibram na linha de Ogun, São Jorge Guerreiro, para limpeza energética, abertura de caminhos, força e proteção. É ideal para quem busca boas mudanças na vida profissional. Contém as seguintes ervas: abre-caminho, aroeira, levante, gengibre, guiné, hibisco e pitanga.

Cores: Azul e verde Dia: Terça-feira | Orixa ogum, Ogum, Orixá

Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Ogum xoroquê, um Ogum muito quente, que tem fundamento com exú, vai vestir azul celeste e um azul muito escuro, quase preto, e pode trazer alguns detalhes em vermelho, mas sempre como base o azul e o verde escuro.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4.

Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e ...

As cores para este orixá são fortes: vermelho ou azul escuro (depende de cada casa) e demarcadas, como a força de Ogum.