O que usar no baile retrô?

Perguntado por: usalazar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O estilo vintage e retrô é tão vasto que limitar-se a uma estampa ou peça é besteira. Se joga! Lenço no pescoço, flor no cabelo, óculos de gatinho, maquiagem carregada, vestido godê com corset, meia arrastão, sapato meia pata, luvas, penteado super elaborado… Tudo isso num mesmo look.

As festas retrô têm levado os 'trintões' e 'quarentões' a voltarem nos tempos de criança para celebrar o aniversário. Mesa decorada com papel crepom e balões de cores diversas ao redor. Os pratinhos com coxinhas e pastéis incrementam a decoração.

Invista nas boinas, chapéus floppy, calças flare, estampas étnicas, muuuitas franjas, conjuntinhos e mais.

Uma das principais características do estilo vintage são os tons pastéis. Na decoração, as cores como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são muito utilizadas. Essas tonalidades podem ser complementadas por objetos com acabamento dourado ou acobreado.

Como usar o estilo vintage com suas peças
O vintage pode chegar de forma mais branda através de tecidos, estampas e cortes. A tendência do momento é usar roupas de vinil, calças, saias, shorts e até botas, por exemplo. Isso não é novidade e são peças clássicas e vintages, super charmosas e elegantes para o closet.

As garotas estilo retrô são as que geralmente se inspiram não só na indumentária feminina que vai das primeiras décadas do século XX até os anos 60 e 70, como também em suas referências na estética, arte, comportamento e tecnologia.

"Vintage é o clássico original usado novamente enquanto o retrô busca uma referência antiga para a criação de algo novo", resume Karina Korn, arquiteta à frente do escritório Karina Korn Arquitetura. O estilo vintage traz peças originais, que geralmente datam das décadas de 1920 a 1960.

O que é estilo vintage feminino? Se vestir de acordo com o estilo vintage é usar peças antigas. Pode ser em looks todos compostos por peças vintage, ou propostas modernas com alguma peça de anos anteriores. Isso pode ser feito ao combinar uma bota ou qualquer outra peça.

O estilo retrô é um tipo de decoração que tem como referências as décadas de 1950 e 1960 para a composição dos projetos ou mesmo para renovar peças, como móveis, eletrodomésticos e acessórios decorativos.

Também em shape baggy e com a cintura bem marcada, a calça paperbag é mais uma peça-chave para montar um bom look anos 80 – principalmente se for associada a uma blusa cropped, que marcou muita presença no street da época, e melhor ainda se for em um mood de conjuntinho.

Algumas outras peças do guarda-roupa também podem ajudar a criar o visual anos 60. “Escolha um vestido curto com a silhueta reta de cor viva ou estampa chamativa. Se for geométrica, floral em larga escala ou psicodélica melhor ainda”, sugere Juliana. Para os pés, um sapato semelhante aos de boneca ou bota cano alto.

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

Uma peça de roupa só pode ser considerada vintage quando ela tem entre 20 a 100 anos. Tá bonita, mas como a gente descobre isso? É só ficar atenta na etiqueta e numa coisinha chamada C.G.C. A sigla significa Código Geral dos Contribuintes e foi criada em 1964, para em 1998 se tornar o que hoje chamamos de CNPJ.

O vintage, por sua vez, diz respeito a tudo que tenha ao menos vinte anos, mas menos de 100. Para ser classificado como tal, o elemento, então, deve estar nessa faixa de 80 anos. É um estilo de vida recuperado das décadas de 1920 a 1960.

Vintage. O termo “vintage” significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. É um estilo que recupera a moda dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.