O que usar no baile dos anos 60?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

A moda que identifica os anos 60:

  • Mini-saia;
  • Calças de cintura baixa;
  • Boca de sino;
  • Cores vivas, estampas florais e op-art;
  • Tecidos acetinados, inclusive para os homens;
  • Cabelos longos e lisos com franja ou embaraçados com muito volume;
  • Cabelos com franjas para os homens;
  • Terninho Beatles;

Símbolo da emancipação da mulher, a minissaia se tornou uma peça clássica no armário de qualquer mulher. Enquanto as saias longas reinam nos guarda-roupas, Mary Quant, estilista de Londres, ousa desafiar as proibições, incitando mulheres do mundo inteiro para mostrar suas pernas.

Como Fazer Fantasias Anos 60 Improvisadas: Passo a Passo
Você certamente tem uma saia, blusinha ou vestido de bolinhas no armário. Com isso, é só combinar o item com outras peças pretas e completar com pérolas, sapatos e óculos. Você também pode usar a estampa em lenços e amarrá-los no pescoço ou no cabelo.

O estilo vintage e retrô é tão vasto que limitar-se a uma estampa ou peça é besteira. Se joga! Lenço no pescoço, flor no cabelo, óculos de gatinho, maquiagem carregada, vestido godê com corset, meia arrastão, sapato meia pata, luvas, penteado super elaborado… Tudo isso num mesmo look.

Como montar looks festa com o que você tem em casa

  1. Saia de couro. Ela é uma peça bastante versátil que, apesar de ter um conceito meio edgy embutida nela, fica muito bom com peças mais formais. ...
  2. Peças que tenham um toque sexy ou chic. ...
  3. Pantalona e pantacourt. ...
  4. Regata + flare. ...
  5. Look básico + blazer. ...
  6. A classiquinha.

As cores predominantes na época eram o verde, o laranja, o vermelho e o amarelo combinados, especialmente, com cores como o marrom e o bege.

Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

Os vestidos que tinham modelagens retas e geométricas, chamados modelos trapézio (barra da saia mais aberta, mais ampla) e o vestido tubinho também se destacaram na moda anos 60. Essas peças usavam e abusavam de estampas variadas.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

Ambas as décadas têm estado muito presente nos dias de hoje, principalmente na moda, com as roupas de cintura alta que fazem muita referência aos anos 50 e o estilo pin-up que se inspira nas divas da época. Já os anos 60 estão muito presentes nos cabelos bufantes de cantoras como Amy Winehouse, Lana Del Rey e Adele.

Saias, vestidos, batas, calças bocas de sino, estampas psicodélicas e muito brilho estão entre as principais referências do período. Cabelos naturais, black power, franjas e ondulados eram tendência.

Coloque qualquer coisa que possa ser usada por um cientista no bolso do seu jaleco, como canetas, lápis, réguas, uma calculadora, um protetor de bolso e etc. Incorpore essas coisas na sua fantasia tirando-as dos bolsos de vez em quando e fingindo usá-las para fazer anotações ou tirar medidas.

Como aplicá-la e se destacar em qualquer ambiente
Então, se for o caso de por exemplo uma festa, festival de música ou evento que já tenha ocorrido anteriormente, veja fotos no site ou nas redes sociais e observe como os homens estão vestidos. Depois pense em estar levemente mais bem vestido que todos.

O vintage é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade”. E é importante também saber o que é Retrô, que segundo a mesma fonte “é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova.

O look para aniversário à noite também pode ganhar um toque romântico, além de super statement, com o cropped transpassado em tecido franzido com mangas bufantes, coordenado à calça clochard em tecido resinado, uma jaqueta jeans escura e uma bota de salto nos pés.

Como vimos as estampas elegantes são aquelas que além de clássicas são discretas e não pesam no visual. Contudo, o maior segredo para ficar chique mesmo usando roupas estampadas é usar peças com qualidade. Outra dica interessante é prestar atenção a todo o desenho da peça.

Nos anos 1960, as cores pastel estavam em alta
Depois de vários anos com as unhas vermelhas fazendo muito sucesso, na década de 1960 os esmaltes em tons pastel se tornaram tendência. As cores clarinhas passaram a ganhar muito destaque nas unhas compridas, que continuaram a ser usadas no formato oval.

Fogões pequenos, coloridos e apoiados em pés altos e finos; geladeiras robustas e de cores marcantes; liquidificadores e batedeiras volumosos; vitrolas e televisores com botões e tubos visíveis. Eram tantas as invenções que hoje fica fácil escolher qual eletrodoméstico vai compor a sua decoração!

A década de 1960, sem dúvida, marcou o mundo da moda e valorizou o estilo individual. Se antes os modelos de roupas eram ditados pelas passarelas e pelas elites, nessa época, os jovens levantaram a voz, defendendo não apenas o seu estilo de vida, mas também a forma particular de se vestir.