O que usar na Primeira Eucaristia do meu filho?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como já ressaltamos, recomenda-se optar por cores que não sejam muito chamativas, de modo que o bege, ou os tons pastéis são os ideais. Também cabe a opção de optar por um terninho, seja com calça comprida ou saia, de cor clara, já que o negro não será o mais apropriado.

Para a Primeira Comunhão, não há a necessidade de ter padrinhos. Dentro dos Sacramentos da Iniciação Cristã, os padrinhos são necessários no Batismo e na Crisma, como aqueles que vão ajudar a criança a viver a fé e a dar testemunho de Jesus Cristo.

Por isso, os padrinhos devem ser pessoas que vivam a fé e a testemunhem, tendo assim, recebido a educação cristã e sendo capazes de auxiliar os pais na educação da fé dos afilhados.

Normalmente, as crianças que fazem a Primeira Comunhão levam o pão e o vinho até o Altar. Neste momento, o Padre fará a apresentação destas à Deus, oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo.

Após a celebração da Primeira Eucaristia, os catequizandos passarão por um período chamado Mistagogia, em que aprofundarão o conhecimento nos mistérios recebidos.

Para o almoço, o cardápio depende muito do perfil do anfitrião e dos convidados, mas para não ter erro, recomendamos apostar na combinação: Salada + arroz + 1 massa + 2 tipos de carne!

Para contribuir com os catequistas na missão de evangelizar com dinamicidade, aqui vão algumas dicas!

  1. #1 Conheça bem os catequizandos.
  2. #2 Promover encontros dinâmicos e sem cara de sala de aula.
  3. #4 Aproximar as crianças dos sacerdotes e das vocações.

O Padre não vai fazer perguntas sobre os mandamentos, nem sobre os sacramentos, nem sobre as leis da Igreja. A confissão não é um teste para saber se vocês podem comungar. Não é isso. Ela é um momento para avaliar, diante do ministro da Igreja, os caminhos que a gente vem seguindo, as escolhas que a gente vem fazendo.

Durante a cerimônia, os catequizandos acendem a sua vela no CÍRIO PASCAL, O Círio Pascal simboliza a LUZ DE DEUS, o próprio JESUS. Ao fazer isso, o catequizando está simbolizando que a SUA LUZ, que agora se ACENDE pela COMUNHÃO, vem do PRÓPRIO JESUS.

Primeira Comunhão ou Eucaristia
A Primeira Comunhão é a celebração em que os católicos recebem pela primeira vez a eucaristia (a hóstia). A partir deste rito se começa a participar do momento da eucaristia nas missas.

– Missas: as velas são acesas para mostrar que elas se consomem quando prestam seu serviço e assim nos lembrar que devemos cumprir nossa missão de iluminar e se deixar “gastar” levando a palavra e o amor de Cristo para o mundo. Além disso, durante a missa, ela representa o sacrifício de Cristo de Jesus por nós.

Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

Como já ressaltamos, recomenda-se optar por cores que não sejam muito chamativas, de modo que o bege, ou os tons pastéis são os ideais. Também cabe a opção de optar por um terninho, seja com calça comprida ou saia, de cor clara, já que o negro não será o mais apropriado.

Na missa de uma Primeira Comunhão, as leituras, o salmo e o Evangelho podem ser selecionados previamente pela criança e seus pais. Geralmente, são escolhidas passagens que fazem alusão à Eucaristia: as primeiras reuniões dos apóstolos, a alegoria da videira, ou aquelas em que Jesus fala especificamente da Eucaristia.

9 anos de idade

Para que alguém possa receber o sacramento da Eucaristia pela primeira vez, se requer que, tenha sido batizado, possua 9 anos de idade ao iniciar a catequese de preparação e frequente os encontros semanais durante dois anos.

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

que lhe conceda as graças e bênçãos necessárias para a sua conversão e salvação, bem como de sua família. É a hora de apresentar ao Divino médico as feridas da nossa alma, nossas angústias, tristezas, mágoas. Enfim, é a “hora da graça”. Não deixe passar em vão essa hora tão preciosa.