O que usar depois da colagenase?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Cubra com um curativo secundário, como por exemplo gaze e atadura, ou gaze e fita micropore. Mantenha o curativo fechado! 4. Interrompa o tratamento com a colagenase se a ferida não evoluir, não melhorar no período máximo de 3 semanas.

O tratamento com Colagenase deve ser finalizado quando a retirada do tecido necrótico for completada, o tecido de granulação estiver bem estabelecido e o local da ferida estiver limpo.

Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

Como usar a pomada

  1. Retirar todo o tecido necrótico que se desprendeu desde a última utilização, com ajuda de uma pinça;
  2. Limpar a ferida com soro fisiológico;
  3. Aplicar a pomada com uma espessura de 2 mm sobre as áreas com tecido morto;
  4. Fechar o curativo corretamente.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

A Colagenase é indicada para o desbridamento de feridas, digerindo e removendo o tecido necrótico e, consequentemente, facilitando o processo de cicatrização. O tecido necrótico está fixado à superfície da ferida através de filamentos de colágeno e só pode ser removido após a digestão desses filamentos.

A pomada mencionada deve ser aplicada na área da episiorrafia que apresentou a descência (abertura dos pontos). Caso os pontos afetados se estendam para dentro da vagina, poderá ser aplicada nesta região sem maiores problemas.

Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.

Passar uma pomada oleosa e sob água morna, fazer movimentos de massagem sobre a crosta devem resolver.

A colagenase é uma preparação liofilizada obtida a partir de filtrados purificados de culturas de Clostridium histolyticum, que contém a clostridiopeptidase A com proteases associadas como componente ativo. O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro derivado de Streptomyces venezuelae.

Esse tratamento é indicado quando as cicatrizes estão em alto relevo em comparação com a pele ao seu redor. Seu objetivo é reduzir a ação dos fibroblastos, que estão produzindo colágeno em excesso, e estimular a colagenase, a enzima que destrói essa proteína.

Tecido de Granulação c/ pouco exsudato Manutenção do meio úmido Calêndula 5% gel ou Hamamelis 10% gel ou Babosa 25% gel Hidrocolóide/placa ou Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrofibra s/ Ag ou AGE ou Rayon úmido com SF Gaze úmida com SF Usar rayon como cobertura primária preferencialmente.

Após limpar bem a ferida pode-se fazer o curativo com vaselina líquida ou sólida. É eficiente e barato, além de ser um produto desfavorável ao crescimento bacteriano.

Se tiver uma ferida cirúrgica com pontos, massage sua cicatriz com CICAPLAST Gel B5 para maximizar a reparação da função de barreira da pele. Este produto também pode ser usado após peelings químicos ou tratamentos de laser.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.