O que usar antes da base para não craquela?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A rotina de maquiagem começa ainda no skincare, lave o seu rosto com seu sabonete de preferência e, em dias que a make for mais pesada, invista na esfoliação. Ela irá uniformizar a textura, tirando o aspecto áspero ou ressecado, que pode fazer com que a base craquele.

Antes de começar a aplicar a maquiagem no rosto, lave bem sua face com um sabonete facial e logo em seguida hidrate sua pele com um creme facial hidratante, que seja específico para seu tipo de pele. Por último, use o protetor solar e garanta a proteção da sua pele contra a ação dos raios solares.

Se sua pele não estiver hidratada, ela vai sugar a água contida na maquiagem, base ou corretivo. Por esse motivo, a base e corretivo começam a craquelar. Outro motivo é o excesso de maquiagem. Então, aposte no menos é mais, e evite que isso ocorra na sua make.

Existem inúmeros fatores que podem levar ao craquelamento da maquiagem, mas o principal deles está ligado ao ressecamento da pele.

O truque é selar bem o produto com uma fina camada de pó translúcido que vai manter a produção de sebo longe e assentar o produto. Outro truque é aplicar dando batidinhas com uma esponja que vai ajudar a depositar a quantidade certa de corretivo, já que o excesso também pode facilitar o acúmulo.

2) Aposte em um bom corretivo
Já que a ideia é não utilizar a base, ter um bom corretivo para substituir esta etapa é fundamental. A camuflagem possui a cobertura perfeita para esconder as olheiras, manchinhas, cicatrizes e uniformizar a pele, caso seja necessário.

Quanto ao efeito mais leve e glow, você pode misturar um hidratante à base para obter esse acabamento. Vale apostar em produtos com ácido hialurônico ou glicerina. Outra dica, dessa vez, especialmente para as peles oleosas, é optar por hidratantes em gel, que são recomendados para esse tipo de pele.

Para que serve o primer? O primer é um item que serve para preparar a pele para a maquiagem. Sua principal função é suavizar a textura da pele, preencher poros e linhas de expressão para que ao aplicar o produto de make, ela fique com um aspecto natural e com o acabamento mais bonito.

Se a exposição ao sol for maior, é recomendado usar um protetor solar sem cor por baixo, pois a quantidade de base que passamos é menor, então a proteção acaba não sendo suficiente. A base é feita com o objetivo principal de fazer uma boa cobertura, a proteção solar não é prioridade.

Se você usar a base, que pode ser de alta cobertura ou a de cobertura mais leve, aplique o corretivo depois, porque assim você verá as áreas que realmente precisam ser “escondidas” ou iluminadas.

Primeiro de tudo a sombra de preferência, depois o delineador e, por último, a máscara. É importante que ela fique por último, uma vez que a aplicação dos outros passos fica mais fácil com os cílios sem nada.

Ao aplicar a base, utilize uma esponja e não a mão, pois ela pode aumentar a temperatura da pele do rosto e provocar oleosidade. A esponja é ótima para depositar o cosmético sem criar marcações e disfarçar os poros — o resultado é mais natural.

O pó serve para selar a maquiagem, mas se usado exageradamente pode secar demais a pele, e isso pode ocasionar o craquelamento da base. Não exagere na base e aplique ela de forma uniforme. Utilizar muita base, e não aplicar ela de forma correta, também pode contribuir para o craquelamento.

“O esfarelamento ou rolling pode ter várias causas diferentes, como o excesso de produto, tempo de espalhamento curto em produtos com ingredientes formadores de filme que são friccionados por tempo demais ou incompatibilidades de ingredientes de cosméticos diferentes”, explica Josi.

Já sabendo que a base costuma abrir em certos pontos, recorra à esponjinha e cubra toda aquela área aplicando a base em batidinhas para que ela possa aderir o máximo possível. 3- Suor e atrito: Suor é uma camada de água que fica entre a pele e a maquiagem. Onde ele surge, já era, a maquiagem “descolou” da pele.

Aplicar uma camada de pó solto logo após o corretivo, e deixar o produto ali acumulado por alguns minutos, garante uma fixação maior do corretivo e evita o efeito craquelado. Depois, é só vir com um pincel fofo retirando todo o excesso de produto.

Passar o pó facial para finalizar a maquiagem proporciona um efeito aveludado à pele e atua como um selador. A camada de pó sobre a superfície da pele cria uma barreira, evitando a transferência da base do rosto e permitindo uma maior durabilidade do produto na face.

Antes de começar a aplicar a base no rosto, é necessário que ela esteja bem limpa e hidratada para manter a proteção da sua pele e não aplicar a base diretamente do rosto, garantindo que todas as linhas finas e de expressão do rosto estejam hidratada, assim não acumulará produtos no vincos da pele e nem irá craquelar .