O que usar além do antivírus?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O ideal, além de um bom antivírus, é que você tenha também um bom firewall e um bom antispyware, para começo de conversa. Para isso, existem excelentes programas gratuitos e pagos na rede. O firewall é o programa que funciona como uma barreira entre a entrada do seu PC e a Internet.

De acordo com a análise feita na edição 2020/21 da Pesquisa, a McAfee detém 29% da base instalada de antivírus no Brasil, seguido pela Symantec (28%), Microsoft (12%), Kaspersky (10%) e Trend Micro (8%). A McAfee é uma das maiores empresas do mundo e um gigante quando o assunto é segurança da informação.

Bitdefender
Ou seja, se precisa escolher um antivírus grátis, o Bitdefender é uma das melhores alternativas. Na versão grátis ele é capaz de detectar ameaças em tempo real, além de escanear o seu computador em busca de vírus que podem já estar instalados em sua máquina.

A resposta é: acreditar que um antivírus não é necessário é um mito, especialmente se você é usuário de Windows. Vulnerabilidades nos sistemas operacionais são exploradas por cibercriminosos a todo momento, e mesmo os usuários mais cautelosos podem cair em golpes bem arquitetados.

O ransomware, por sua vez, é um dos piores tipos de vírus de computador circulando pela internet atualmente. Através dele, são executados ataques que podem causar grandes prejuízos para as empresas, que vão desde a perda de dados críticos até a valores financeiros.

Antivírus - Como verificar o antivírus instalado no computador? Seguir

  1. Acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança;
  2. Clique em Segurança e Manutenção;
  3. Clique na seta da opção Segurança;
  4. Em Proteção contra Vírus, clique em Exibir na Segurança do Windows e é exibido o antivírus instalado.

Os mais leves foram o Avira, ESET, BitDefender, Kaspersky e Avast, todos eles com menos de 0.5 pontos de impacto.

7 melhores antivírus gratuitos para celular Android

  1. Avast Antivírus e Segurança. ...
  2. AVG Antivírus Free. ...
  3. Kaspersky Security & VPN. ...
  4. Avira Security Antivirus & VPN. ...
  5. dfndr security: antivírus. ...
  6. Sophos Intercept X for Mobile. ...
  7. Malwarebytes: Cibersegurança.

Avast. Além de também ser extremamente conhecido, o Avast é um dos melhores antivírus da atualidade. A versão gratuita já é ótima para quem precisa de proteção eficiente na internet, mas a versão Premier é ainda mais recomendada para quem prefere algo mais avançado por um preço razoável.

3 antivírus para serem evitados em seu computador

  1. Cylance Smart Antivirus. Cylance Smart Antivirus foi considerado o pior antivírus para computadores, de acordo com a AV-Test. ...
  2. PC Matic. PC Matic não passou em todos os filtros de segurança durante os testes. ...
  3. Total AV.

Os melhores antivírus de 2023, considerando as versões pagas e gratuitas e todos os testes mais importantes, o ranking do top 3 fica assim: Kaspersky, Bitdefender e Avira. Juntando nossa experiência profissional em suporte de TI, recomendamos o Kaspersky Antivírus para os nossos clientes e leitores.

A maneira mais confiável de remover malware, como vírus, é usar uma ferramenta de remoção de vírus. Ele escaneará automaticamente o computador para encontrar traços de infecção para que você não precise se preocupar em remover o vírus sozinho. Qual o melhor antivírus gratuito para Android 2021? 360 Security.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

Seguindo essa lógica, uma técnica comum que tem sido empregada para esse tipo de ameaça é esconder linhas de comando dentro das imagens e combiná-las com um dropper, um arquivo executável benigno que consegue ler o conteúdo oculto nas imagens e, então, infectar os usuários.

Segundo a InfoCarnivore, o vírus Rabbit (ou Wabbit) foi desenvolvido em 1974, tinha objetivo malicioso e era capaz de se duplicar. Quando entrava em um computador, fazia diversas cópias de si mesmo, reduzindo muito o desempenho do sistema e chegando até a travar a máquina.