O que usamos para medir grandes distâncias?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Para medir-se distâncias maiores, existem o que chamamos de múltiplos do metro, que são: decâmetro: 1 decâmetro corresponde a 10 metros, hectômetro: 1 hectômetro corresponde a 100 metros, quilômetro: 1 quilômetro corresponde a 1000 metros.

Os instrumentos de medição mais simples e conhecidos são as réguas, que têm escalas de milímetros/centímetros ou polegadas. A trena também é bastante comum, mas na maioria dos casos é usada para medir espaços maiores em milímetros, centímetros e metros.

Dentre os mais utilizados temos a régua, o metro de pedreiro, a trena e a fita métrica, entre outros.

O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia.

O espaço é medido em parsecs
Como o universo é muito grande, a maioria dos astrônomos não gosta de medir as distâncias em milhas ou quilômetros. Eles preferem usar uma unidade de medida chamada parsec.

Hectare é uma unidade de medida agrária, também chamada de hectômetro quadrado (hm2). É a medida mais usada para o cálculo do tamanho de áreas agrícolas, matas e áreas naturais. A medida é simbolizada por "ha" e a contagem não depende do formato da área. 1 hectare equivale a 10000 metros quadrados (m2) ou a 100 ares.

metro

Entre as unidades de medida de comprimento existentes, a que é considerada oficial pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o metro. Essa medida apresenta seus múltiplos e submúltiplos.

Tipos de medição

  • Medição direta. É usado um instrumento de medição que compara a variável a ser medida com um determinado padrão. ...
  • Medição indireta. A medição desejada é obtida calculando uma ou mais grandezas diferentes que foram obtidas por medição direta. ...
  • Medição reproduzível.

As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.

A trena é um instrumento para medição linear e em curvas. É constituída por uma fita de aço flexível, em cuja superfície está gravada graduação no sistema métrico decimal e em polegadas. A trena tem internamente um sistema de mola que retrai a fita de aço graduada.

Mira: É um instrumento para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível. Para os níveis digitais, a mira deve ser com códigos de barras.

O decímetro, cujo símbolo é dm, consiste numa unidade da grandeza física comprimento. É um submúltiplo do metro. No sistema internacional de unidades (SI), o comprimento vem expresso em metros pelo que para converter decímetros em metros é necessário reduzir decímetros a metros, isto é, 1 dm = 0,1 m.

Também conhecida como taqueômetro, a estação total é a junção de dois instrumentos: o teodolito e o distanciômetro. O Teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir ângulos. Já o distanciômetro eletrônico é utilizado para medir distâncias inclinadas.

Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Fácil, não é? Assim fica mais tranquilo entender como calcular o metro quadrado.

teodolito

Usados há centenas de anos, o teodolito é um instrumento óptico capaz de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Esse equipamento é formado por um sistema de eixos, círculos graduados, luneta de visada e níveis de bolha.

O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir. Tabela de grandezas fundamentais do SI.

Do maior ao menor: quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro. Seus símbolos são respectivamente: km, hm, dam, dam, m, dm, cm, mm.

Para medir comprimentos, o homem tomava o seu próprio corpo como referência. Usava como padrões determinadas partes de seu corpo. Foi assim que surgiram: a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça, o passo. Alguns desses padrões estão sendo usados até hoje.

O termo Metro Linear é comumente encontrado para definir uma dimensão representando uma medida de comprimento correspondente a uma extensão linear.

[ Física, Metrologia ] Medida de comprimento equivalente a cem metros (símbolo: hm).

No SI a unidade padrão de comprimento é o metro (m). Atualmente ele é definido como o comprimento da distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de um segundo.