O que urubu não gosta?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os eletrônicos, que emitem raios lasers verdes, causam incômodo nos urubus e provocam o afastamento da área sem que causar nenhum tipo de dano à estrutura física dos animais. E os repelentes em gel pastoso, que podem ser aplicados nas áreas onde esses animais costumam estar.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

jiboias

Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.

Quando atinge altitudes elevadas ou encontra massas de ar frias, esse vapor condensa e se transforma em água de novo, caindo em forma de chuva. Andrea conta que o que acontece no momento da formação da chuva é que os urubus aproveitam esses bolsões de ar quente que estão subindo para observar as áreas onde estão.

Espertos, os urubus aproveitam as correntes de ar quente para planar por horas a fio sem fazer esforço. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. No solo, quando se sentem ameaçados, regurgitam para perder peso e alçar vôo com mais rapidez.

Pois, apesar de não apresentarem garras e patas adaptadas para a caça, eles podem atacar diante de uma situação em que se sintam coagidos. Há, inclusive, diversos relatos de pessoas que já levaram bicadas destes animais.

A visão também é aguçada: um urubu pode enxergar um bichinho a uma distância de 3.000 m de altura! Para você, que é um ser humano, pode parecer nojento. Mas, para um urubu, carne podre de animais mortos é uma gostosura!

Os Urubus, por sua vez, mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

Caso localize um urubu no telhado de sua residência ou prédio, não se assuste. Como se acasalam na primavera, pode haver ovos ou filhotes, sendo necessário que as aves adultas partam, o que ocorre após os filhotes aprenderem a voar.

Os urubus alimentam-se, principalmente, de carcaças de animais em decomposição. Os urubus apresentam várias adaptações relacionadas com sua forma de alimentação. Por apresentarem hábitos carniceiros, são animais com olfato altamente desenvolvido.

Está na lei: animais silvestres são protegidos e qualquer ação contra eles é crime! Inclusive destruir ou remover ninhos.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Meios para sobreviver de podridão
A cabeça e o pescoço pelados dos urubus ajudam na sobrevivência. Como eles se alimentam de carne podre, cheia de bactérias e outros micro organismos, se tivessem penas, essas regiões poderiam se transformar em pontos de contaminação.

“Na natureza, os urubus se alimentam de matéria orgânica em decomposição, e o lixo que o ser humano produz acaba se tornando algo próximo disso em seu novo habitat”, justifica. Outro fator importante para a escolha desses animais foi a grande distância percorrida em seus voos diários.