O que uma tomografia pode revelar?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves.
...

  • Tuberculose;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Tumores mediastinais (região do mediastino).

A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo.

As alterações encontradas nos exames de tomografia computadorizada foram distorção arquitetural em 17 pacientes (89,5%), opacidades reticulares e bronquiectasias em 16 (84,2%), cavidades em 14 (73,7%), nódulos centrolobulares em 13 (68,4%), pequenas consolidações em 10 (52,6%), atelectasias e grandes consolidações em 9 ...

O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a: Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo.

Basicamente, o aparelho de tomografia ou tomógrafo combina um tubo giratório a feixes de raios X para produzir um tipo de fotografia interna da área observada. Enquanto o equipamento de ressonância se vale de um campo magnético e ondas de rádio para provocar reações nos átomos de hidrogênio, captando as imagens.

Eles representam os tecidos moles, a gordura, o ar e os ossos no interior do corpo. Se houver algum tom inesperado, pode ser sinal de anormalidade. Os tecidos densos, como os ossos, aparecem como as áreas brancas. O ar e a gordura têm tons escuros de cinza ou são pretos.

Muito embora não existam muitos estudos associando TC e risco de câncer, é possível estimar o risco de câncer induzido por esse exame a partir das doses que chegam aos diferentes órgãos e os dados de incidência e morta- lidade por câncer dos estudos com sobreviventes de bomba atômica e acidentes radioativos.

Esses registros são formados porque a radiação é absorvida de forma diferente pelos tecidos, de acordo com sua densidade. É por isso que ossos e partes mais densas aparecem em tons claros no resultado da tomografia, enquanto vísceras e partes moles aparecem em tons escuros.

Por exemplo: em uma tomografia de cabeça, a dose de radiação equivale à de 100 radiografias e corresponde à radiação absorvida do ambiente em 243 dias. Já o exame de abdômen é equivalente a 350 radiografias e a 3,3 anos de exposição natural.

A escolha entre os exames de raio-X, tomografia, ressonância e ultrassom depende das características do paciente e dos sinais e sintomas percebidos na avaliação clínica. Por isso, somente o médico pode decidir qual dessas técnicas pode oferecer mais detalhes para o estabelecimento do diagnóstico.

O tumor de pâncreas até pode não aparecer se estiver numa fase muito inicial, se o aparelho que realizou o exame não tiver uma qualidade muito boa ou principalmente se a técnica no exame não foi a adequada. Porém, via de regra com uma tomografia bem feita, as lesões pancreáticas são visualizadas em uma fase inicial.

Olá. A Gliose é frequentemente relatada nos laudos de Tomografia. Calma e muita calma! Estas pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas.

Em uma tomografia computadorizada normal, a substância cinzenta e branca devem ser claramente diferenciadas.
...
Diferenciação da substância cinza-branca

  1. uma lesão cerebral hipóxica,
  2. infarto (por exemplo, acidente vascular cerebral isquêmico),
  3. tumor ou.
  4. abscesso cerebral.

Pesquisa da entidade americana National Research Council (NCR), detalhou que os níveis de radiação aos quais a pessoa é exposta ao ser submetida a uma tomografia são suficientes para elevar os riscos de desenvolvimento de câncer.

O paciente não deve usar nenhum tipo de joia ou acessório de metal durante o exame, nem vestir roupas com botões ou zíperes. Normalmente, o hospital ou laboratório fornece um avental para que ele se troque no momento da tomografia.

Apesar dos avanços da tecnologia, erros em de diagnóstico em exames por imagem ainda são comuns. Estima-se que cerca de 4% das interpretações radiológicas tenham erros de alguma espécie.