O que uma Puerpera não pode fazer?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

Isso é um dos grande mitos sobre resguardo! Não há problema em lavar os cabelos. A lavagem pode ser feita já no primeiro dia do pós-parto, inclusive.

Evitar fazer uso de chapinha e secadores.

O primeiro período aparece normalmente entre os 6 a 18 meses após o parto, embora não constitua, em si mesmo, uma regra.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Tristeza pós-parto (“baby blues”)
Entre 50% e 70% das mulheres apresentam a tristeza pós-parto, que dura cerca de duas semanas. A mãe se sente frágil, emociona-se facilmente, tem alterações de humor, sente falta de confiança em si própria e pode se sentir incapaz de cuidar do bebê, da casa e da família.

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Embora haja relatos de mulheres que referem menor intervalo de tempo para o banho frio e o banho de cabeça, essa transgressão é acompanhada pelo medo, e pode ocasionar a quebra do resguardo, fenômeno temido no âmbito da cultura local, que pode matar ou deixar sequela de dor.

Ao contrário do que muitos acreditam, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. Geralmente, doenças como gripes e resfriados são causadas por microrganismos, como os vírus, se não houver contaminação por esses agentes, um “banho” de chuva não irá provocar enfermidade alguma.

Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Alguns exemplos do que não comer no pós-parto ou consumir com moderação são: o café, o álcool e os alimentos ultraprocessados. Durante o pós-parto, também chamado puerpério, é importante que a mãe restabeleça as reservas de nutrientes, pensando na sua própria saúde e na do bebê.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

Continuar lendo