O que uma pessoa viciada sente?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Uma pessoa viciada apresenta sintomas que podem variar conforme a sua adicção, mas listo alguns que são comuns em quase todos os quadros: Dificuldade para controlar seus impulsos. Impotência em relação ao vício. Aumento da frequência do uso da substância ou de se submeter à experiência da situação em questão.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.

O que um vício causa no organismo
Quando o vício é formado é porque de alguma forma a substância ou a prática afetou o sistema de busca e recompensa do nosso cérebro, seja através dos neurotransmissores ou por alteração hormonal ou até mesmo lesão.

Para vencer uma dependência, além de mudar o estilo de vida é importante resolver tudo o que causa desconforto emocional, como vazio, relações rompidas, medos e ansiedades. Por isso é tão importante fazer psicoterapia.

A boa notícia é que é possível sim superar vícios - basta seguir hábitos saudáveis e revolucionar seu estilo de vida.

As drogas causadoras de dependência ativam o sistema de recompensa existente no cérebro. Lícitas ou não, todas provocam aumento rápido na liberação de dopamina, neurotransmissor envolvido nas sensações de prazer.

1- Álcool. O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Quanto mais faz parte da vida dela, mais difícil ela se liberar daquela situação”, afirma coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas, Rosângela Elias. “A relação que cria entre o indivíduo com a substância psicoativa é complexa, multifatorial, que cria a dependência e o tratamento também tem que ter.

Os remédios caseiros para amenizar a ansiedade são chás de Kava-kava, valeriana, ashwagandha, erva-cidreira, camomila e lavanda. lembrando que se são complementos para amenizar a ansiedade, mas a visita ao médico é imprescindível e salva a vida do paciente.

Sendo assim, podemos dizer que o vício é o desejo incessante do corpo por uma substância ou atitude compulsiva, o que causa uma busca exagerada por isso. Além disso, pessoas viciadas em algo não são capazes de parar com essa atitude, nem se afastar do objeto.

Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc. A abstinência sexual é a privação de relações sexuais, muitas vezes com o objetivo de prevenir doenças, como a AIDS, e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O que acontece com o nariz de quem aspira a cocaína
Depois do uso frequente e prolongado da inalação da cocaína, o nariz do usuário pode ser severamente comprometido, ocasionando em diversos problemas, como por exemplo, a perfuração do septo nasal, provocando inúmeras infecções difíceis de serem tratadas.

Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.

Um vício psicológico nada mais é do que um caso de dependência onde o foco não está primordialmente no físico, mas sim, trata-se de uma necessidade psíquica. Isto é, a busca é mais focada na fuga da realidade, resultando em efeitos psicológicos de bem estar, esquecimento do problema, dentre outros fatores.

Mudanças de humor ou de comportamento
Ela pode se tornar mais reservada, introspectiva e até apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza. Dependendo do tipo de entorpecente consumido, o dependente também pode se tornar impaciente ou assumir posturas extremamente agressivas sem motivo aparente.

Para isso, você precisa se colocar no lugar da pessoa, ser compassivo, compreensivo e tratá-la como gostaria de ser tratado. Julgar está fora dos seus limites, por mais difícil que seja evitar. Ser respeitoso e atencioso, por outro lado, pode fazer de você um porto seguro no processo de desintoxicação e recuperação.

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.