O que uma pessoa tímida sente?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O tímido. Já os tímidos temem o que o outro possa vir a dizer. “Eles têm vontade de socializar, mas não conseguem porque há um preocupação muito grande com a opinião e a reação do outro. É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente.

A pessoa excessivamente tímida tem medo de dizer a coisa errada, tem dificuldade para decidir se deve ou não iniciar conversas ou cumprimentar pessoas, sente que pode incomodar ao mandar uma mensagem no tempo livre, entre outros. Por conta disso, os seus relacionamentos não conseguem se consolidar.

As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

As pessoas tímidas costumam ser modestas e acessíveis. Como não têm uma personalidade extravagante ou ameaçadora, os demais se sentem mais confortáveis para se aproximar e a convivência se dá de forma confortável para todo o grupo. Por isso, esse tipo de perfil é tão válido em trabalhos sociais, por exemplo.

Raízes também são genéticas e neurológicas
Embora seja muitas vezes encarada apenas como um traço de personalidade ou como resultado de ambiente hostil, a timidez também tem raízes genéticas e neurológicas. É o que a ciência tenta comprovar.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

A Bíblia diz que os covardes (ou tímidos, em algumas traduções) irão para o lago de fogo, junto com vários outros tipos de pecadores. Mas isso não significa que todo crente precisa ser extrovertido.

Fáceis de Lidar - As pessoas que geralmente são mais tímidas, também são as que pode ter uma grande amizade. São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes.

A pessoa mais tímida pode, até sem perceber, demonstrar interesse se, ao conversar com você, fica passando as mãos nos cabelos, forçando contato visual ou, no caso dos homens, manter os pés levemente afastados e as mãos na cintura ou nos bolsos.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Para vencer a timidez, é importante procurar se socializar mais, conversar com pessoas e trabalhar sua capacidade de interação. Pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, vai ficar mais fácil interagir com as pessoas e, assim, se sentir mais confiante.

A timidez tem tratamento sim. Tanto a timidez situacional como a timidez histórica requer alguns passos. Dentre eles podemos destacar: 1) Reconhecer a timidez em sua vida, 2)Abrir-se a um processo de transformação com mudança de crenças, 3)Permitir-se à construção hábitos, crenças e comportamentos novos.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

O paciente não consegue viver de forma espontânea e natural, pois seu superego está o tempo todo censurando-o, criticando-o, fazendo com que se sinta sempre aquém do que supostamente deveria ser. Por isso, quando se expõe a uma situação social, tal pessoa já se apresenta com a sensação de ser inferior e inadequado.

O segredo é fazer uma autoavaliação e autocrítica sobre o que tem de qualidade e o que precisa melhorar, focando sempre seus pensamentos para o positivo e para o que te torna único! Quando você tem uma paixão ou um tema com o qual se sente em casa quando está falando sobre ele tudo fica mais fácil.

Apesar de poder parecer algo exagerado aos olhos dos outros, só o tímido sabe o quanto sofre por não se sentir bem diante de situações comuns. Ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, não saber o que fazer ou o que dizer, querer desaparecer, gaguejar.

O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus disse aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé”? A travessia do Mar da Galileia indica a travessia da vida.