O que uma pessoa que sofreu infarto pode comer?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Dieta mediterrânea e infarto

  • Frutas e vegetais.
  • Azeite de oliva como principal fonte de gordura.
  • Peixes e aves em quantidades moderada a baixa.
  • Consumo diário de queijos e iogurtes.
  • Carne vermelha consumida em baixas quantidades.
  • Vinho tinto em baixas a moderadas quantidades.

Rotina após o infarto
Em geral, os pacientes continuam tomando medicamentos para afinar o sangue e tendo que praticar os exercícios de fisioterapia, além de dever cuidar do peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente para fortalecer o coração.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

As conclusões são de que o alimento, se consumido até 1 unidade por dia, não oferece riscos à saúde, nem mesmo para pessoas com histórico de doenças cardíacas na família ou algum quadro diagnosticado.

Pacientes diabéticos, obesos, homens com mais de 45 anos, hipertensos, pessoas com colesterol alto, com insuficiência renal ou tabagistas apresentam maior risco de infarto. Nestes indivíduos qualquer dor ou desconforto na região do tórax deve levantar suspeitas.

Isso se dá porque grandes quantidades de cafeína podem acelerar o coração, o que não é recomendado para pacientes com maior risco de parada cardíaca, como pode ocorrer com arritmias cardíacas.

Chá branco: Vem dos brotos novos e folhas da planta Camellia Sinensis, colhidos antes de as flores abrirem. Possui mais ação antioxidante do que os chás verdes e pretos. Diminui as taxas de colesterol ruim (LDL), ajudando a prevenir o infarto.

Praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, não fumar, controlar o colesterol, a pressão arterial e os níveis de glicemia e evitar o estresse são medidas importantes que devem ser adotadas por todos“, ressalta Scotti. As mesmas orientações valem para prevenir uma parada cardíaca.

  • Suco de Uva Roxa. ...
  • Suco de Frutas Vermelhas. ...
  • Suco Verde. ...
  • Suco de Cenoura com Maçã ...
  • Suco de Morango com Cenoura. ...
  • Suco Amigo do Coração.

Cuidados após o infarto
Medidas como parar de fumar, perder peso e adotar uma alimentação saudável também são importantes após o infarto. Além disso, é importante lembrar que é permitido ter relações íntimas normalmente, porque o esforço físico desta atividade não aumenta o risco de ter um novo ataque cardíaco.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) notaram que o consumo de cerca de um copo de leite de vaca por dia pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

Com alta concentração de potássio, a banana reduz riscos cardiovasculares e está relacionada ao controle da pressão arterial, uma vez que atenua efeitos do sódio sobre o corpo. Além da prevenção, ela também pode ser indicada para pacientes cardíacos.

Couve, rúcula, espinafre, agrião, brócolis, mostarda, chicória, almeirão e taioba são alguns bons exemplos de verduras verde-escuro carregadas de fibras, magnésio, ferro, cálcio e potássio, e que se consumidos diariamente, atuam favorecendo o controle da pressão arterial e mantendo a contração do miocárdio (o músculo ...

Boa para o coração. Comer banana é muito bom para quem sofre de problemas no coração. Quando consumida entre as refeições, a banana ajuda a manter o nível de açúcar no sangue, além de normalizar o batimento cardíaco. O alto teor de potássio e pouco sódio diminui a pressão arterial e reduz o infarto em 40%.

Segundo o cardiologista, nenhum alimento é proibido, mesmo para quem já teve ou tem problemas de coração. Proibido é proibir.

Ações necessárias no tratamento de um infarto
Deve-se reduzir o consumo de açúcares simples e carboidratos e não consumir bebida alcoólica em excesso (até 30g/dia)”, afirma Dotta. Além disso, indica-se a prática regular de exercícios físicos.

Agora, sabe-se também que a sobrevida média depois do infarto é de apenas 5,5 anos para mulheres. Nos homens, a estatística é de 8,2 anos. O dado foi divulgado no relatório de 2021 da Associação Americana de Cardiologia. A situação brasileira é semelhante.

Suor, tontura, falta de ar, náuseas, vômitos, ansiedade e agitação também fazem parte do quarto de infarto após os incômodos no peito citados anteriormente. Também é importante lembrar que uma parcela da população pode não sentir esses sinais.

Há anos, as diretrizes nutricionais orientam as pessoas a evitar o leite integral, principalmente devido ao seu teor de gordura saturada. As principais recomendações de nutrição aconselham a limitação da gordura saturada devido à sua suposta conexão com doenças cardíacas.

Aveia. O primeiro item da lista é a aveia! Em flocos, farelo ou farinha, ela é uma importante aliada do coração. Rico em betaglucana, esse alimento diminui os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduz o risco de doenças coronárias.