O que uma pessoa que fez angioplastia não pode comer?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os alimentos mais perigosos são aqueles ricos em gorduras saturada e trans e que possuem valores nutricionais baixos. Carnes gordurosas, leite integral, queijos amarelos, manteiga, embutidos em geral, molhos prontos, biscoitos recheados, frituras e sorvetes são alguns exemplos.

Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente a pessoa recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.

Segundo o cardiologista, nenhum alimento é proibido, mesmo para quem já teve ou tem problemas de coração. Proibido é proibir.

Não há contra indicação de frutas e legumes no pós angioplastia.

Quem fez angioplastia pode tomar café, cerveja e outras bebidas fortes. Além disso, consegue praticar atividades físicas e ter relações sexuais regularmente, desde que respeitando os limites do corpo.

Para a nutricionista Juliana Kato, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), já está claro que comer ovo, mesmo que diariamente, não eleva o risco cardíaco. “Ele é uma fonte proteica excelente. Trata-se de um dos melhores alimentos encontrados na natureza”, elogia.

O médico cardiologista esclarece que, na maioria dos casos, o paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte ao procedimento.

O consumo de chocolate, por apresentar muitas calorias, deve ser evitado em excesso nos pacientes obesos e nos pacientes diabéticos.

Quais são os riscos da angioplastia? Apesar dos riscos serem pequenos, algumas complicações podem acontecer. Hematomas, alergia, sangramentos, embolização, insuficiência renal, arritmia cardíaca e acidente vascular cerebral então entre as intercorrências possíveis do procedimento cirúrgico de desobstrução das artérias.

Sugiro nos primeiros dias após a angioplastia levar a vida normalmente sem atividades físicas na primeira semana e após esse período, iniciar com atividades físicas leves como caminhadas e aumentando a atividade aos poucos.

O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent. Obrigado. O stent coronário é uma plataforma normalmente feita de aço inoxidável ou cromo cobalto, que possui como objetivo manter a o fluxo de sangue coronário adequado.

O diretor da Heart British Foundation, Sir Charles George, disse que a "mensagem é clara, álcool não aumenta os riscos depois de uma angioplastia e pode ser benéfico". "Aqueles que consomem álcool, podem continuar, mas não há necessidade de os abstêmios mudarem seu estilo de vida."

Com equilíbrio, dá pra beber cerveja e até comer pizza e churrasco — diz. Troque o leite comum pelo desnatado (um copo). Coma um pão francês com azeite e orégano, ou dois pães de forma com ricota temperada (alho, salsa e cebolinha). Saladas estão liberadas.

GORDURAS DEVEM SER EVITADAS - principalmente se você estiver com excesso de peso ou tiver alterações de colesterol e triglicérides. Evite gorduras de origem animal. 6. Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer queijo branco ou ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade.

A carne de carneiro é uma das melhores que tem. Mesmo assim é bom evitar as gorduras saturadas e outras orientações conforme seu médico. Então não há problema em ingerir a carne de carneiro.

Orientações pós angioplastia

  1. Não fazer esforço físico por 48h;
  2. Não subir escadas por 24h após o exame;
  3. Não dirigir por 24 horas após o exame;
  4. Observar o local do exame (punção): se tem dor, endurecimento, cor roxa ou saída de secreção. ...
  5. Não ter relação sexual por 48h após o exame;

Não é esperado o paciente apresentar dor no peito após angioplastia de coronárias. É muito importante caracterizar a dor que você está sentindo para definição se essa dor é sinal de alguma complicação após angioplastia. Procure seu cardiologista com brevidade.

As dietas mais aceitas são as que substituem gorduras saturadas por mono ou poli-insaturadas, excluem ácidos graxos trans e são ricas em frutas e verduras, informa o cardiologista Gabriel Dotta.

Todos os alimentos presentes em uma alimentação balanceada poderão fazer parte do cardápio - portanto, não há grandes restrições. "Carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes/leites com baixo teor de gordura são os pilares da dieta saudável, mesmo para aqueles que não sofreram infarto", diz.