O que uma pessoa que faz hemodiálise não pode comer?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Confira o que deve ficar fora da lista de consumo:

  • Queijos;
  • Miúdos (moela, fígado, coração, sarapatel, dobradinha, chouriço);
  • Embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto);
  • Oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes);
  • Chocolates;
  • Refrigerantes;
  • Cervejas;
  • Frutos do mar;

Dicas para se evitar excesso de potássio na dieta: Evite comer mais de 2 peças de frutas por dia. Dê preferência àquelas que possuem baixo teor de potássio, como maçã, uva, pêssego, abacaxi, tangerina e morango.

Durante as sessões de diálise, os pacientes recebem um lanche, na maioria das clínicas de diálise, e é importante que o paciente consuma este lanche, pois ele estará contribuindo para a reposição do gasto energético que possivelmente tenha ocorrido.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

As diretrizes atuais recomendam restringir a ingestão de proteína na dieta de pacientes com doença renal crônica avançada, para ajudar a reduzir os sintomas e a progressão da doença.

Quem faz hemodiálise precisa do tratamento para retirar o excesso de água do organismo. Entre uma sessão e outra, ela poderá se acumular no corpo causando diversos problemas. Por isso é importante controlar a quantidade de líquidos ingeridos.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Na dieta para hemodiálise, um tratamento indicado para filtrar o sangue, eliminando o excesso de toxinas, minerais e líquidos do corpo, é fundamental equilibrar a ingestão de proteínas, como ovo, peixe e frango, para repor esse nutriente que é perdido durante a diálise, evitando a perda de massa muscular e peso.

De modo geral, as principais refeições devem ser baseadas no consumo de verduras e legumes cozidos em água fervente, desprezando o caldo resultante da fervura. Ou seja, verduras como alface, agrião, almeirão, cenoura, pepino, pimentão e repolho.

Cuidados após as sessões de hemodiálise

  • Dobre a sua atenção aos sangramentos, mantenha o curativo no local da inserção de 4h a 6h e observe o local.
  • Após a sessão cuide do seu hematoma. ...
  • Observe a FAV, se houver alguma interferência não esperada, avise o profissional que está acompanhando o seu tratamento.

Quanto aos efeitos colaterais, no geral, os pacientes são sentem nada, mas pode ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Em todos os casos, os pacientes são acompanhados por um médico e uma equipe de enfermagem durante o procedimento.

Pelos meus 30 anos de experiência médica, afirmo que o paciente vive muito bem nos primeiros 5 anos de diálise. A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Depende da fase da insuficiência renal em que a pessoa se encontra e dos exames laboratoriais. Por exemplo, o paciente em tratamento conservador ou em diálise peritoneal que estejam com o potássio normal podem tomar suco de laranja, já o paciente em diálise deve evitar, porque tem muito potássio.