O que uma pessoa pode fazer com o número da minha conta?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Com os dados da pessoa, os criminosos entram no site do banco como se fossem elas, podendo gerar pagamentos, fazer compras e inclusive gerar cartões virtuais.

Dados bancários
Nunca compartilhe os seus dados bancários nas redes sociais, mesmo que seja apenas o nome do banco, a agência e o número da conta.

O Banco Central (Bacen) possui uma ferramenta chamada Registrato, que permite que qualquer um realize essa consulta on-line. Para isso, basta apenas ter uma conta gov.br e acessar o site!

A pesquisa pode ser feita no site do Banco Central. Olá leitor! É possível consultar a relação de todas as contas bancárias existentes em um CPF, mas esse tipo de consulta só pode ser feito com a autorização do responsável pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou mediante ordem judicial.

O gerente de banco tem acesso a contas e outros produtos de clientes em sua agência, uma vez que isso faz parte de suas funções, inclusive de oferecer produtos do banco. Agora passar informações para terceiros, somente com autorização judicial que por sinal não é tão simples de se conseguir.

Só é possível sacar dinheiro da conta de outra pessoa se você estiver com o cartão e senha da conta em mãos. Já o saque sem cartão só funciona para o titular da conta, pois é feito por biometria.

O vetor de ataque mais simples é falsificar aplicativos bancários existentes. Os autores de malware criam cópias perfeitas de aplicativos bancários e os carregam em sites de terceiros. Após baixar o aplicativo, você insere seu nome de usuário e senha nele e envia para o hacker.

As fraudes bancárias são encaminhadas para as delegacias de crimes virtuais, onde estão os especialistas em investigação digital.

Para fazer DOC ou TED, você precisa ter em mãos o nome completo da pessoa que receberá o valor a ser transferido (beneficiário), CPF (pessoa física) ou CNPJ (empresa) e os dados bancários, que incluem nome do banco, número da agência e da conta.

Como funciona o golpe
Dessa forma, os criminosos têm acesso ao celular já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites. De posse dessas informações, tentam ingressar no aplicativo do banco.

As chaves PIX funcionam como um apelido da sua conta corrente. Ou seja, em vez de informar banco, número da agência, código da conta, CPF e nome completo, você usa apenas uma informação, a chave PIX escolhida. No entanto, você só pode escolher uma chave PIX para cada conta que você utiliza.

Sim. O Pix funciona normalmente usando os dados bancários, sem chaves ou cadastros adicionais. Você pode fazer um Pix da mesma forma que faz uma TED: passando nome, número de conta, etc..

Como fazer uma TED:

  1. Abra o site ou app do seu banco;
  2. Acesse a área de transferências;
  3. Insira a conta, agência, nome e CPF de quem vai receber a transferência;
  4. Insira o valor;
  5. Para confirmar a operação, a maior parte das instituições financeiras exige uma senha.

Cada contato que estiver compartilhando a localização com você será exibido no mapa com sua foto de perfil do WhatsApp. Para acompanhar a localização de outra pessoa, basta tocar sobre a mensagem de localização em um chat.