O que uma pessoa inteligente deve saber?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca.

5 hábitos para ser mais inteligente

  1. Mantenha a calma. Pensar antes de tomar qualquer atitude impulsiva é fundamental. ...
  2. Saiba enxergar o lado do outro. Em qualquer história, sempre haverão 3 lados. ...
  3. Assuma seus erros. ...
  4. Nunca se julgue o melhor. ...
  5. Seja organizado e cuidadoso.

Segundo Leninha, a inteligência humana é uma qualidade mental, que inclui as habilidades de aprender com a experiência, se adaptar a novas situações, compreender conceitos abstratos e manipular o próprio ambiente.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

1 - Melhora a memória: Quando você fala sozinho, em voz alta, por exemplo, melhora a sua capacidade de memorização, pode te deixar mais esperto e até auxiliar na concentração. A prática ajuda nas funções cognitivas e excita o cérebro.

A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios”. Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.

Leia muito
A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas. Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real.

"Uma pessoa não nasce sendo inteligente. Tem condições genéticas e físicas para isso e logo vai adquirindo inteligências. O meio ambiente tem muito a ver com isso", explica.

Inteligente é alguém com bom conhecimento acerca das coisas, com capacidades intelectuais acima da média. É uma capacidade adquirida com estudo. A pessoa esperta pode ter uma inteligência normal, mas consegue utilizar ao máximo o que sabe. É uma capacidade inerente da pessoa.

A inteligência é um atributo extremamente valorizado nas relações sociais porque carrega consigo uma série de outras qualidades: a menos que seja superdotado, sua inteligência é fruto de dedicação, esperteza, perspicácia, bons hábitos cognitivos, etc.

De acordo com o estudo, isso acontece pois quanto mais inteligente, maior é seu nível de consciência sobre o que acontece ao seu redor. Assim, reagem mais sobre o que acontece no ambiente em que vivem, desencadeando em hiperatividade do sistema nervoso central.

Nem tudo é tão incrível nem tão simples para uma pessoa ou uma criança com altas capacidades intelectuais. Ninguém lhes explicou como usar esse cérebro tão sofisticado, tão ávido por informação e produtivo em ideias. Na verdade, a realidade se complica muito mais para as pessoas com Q.I. maior que 180 pontos.

Pesquisadores norte-americanos constataram que pessoas preguiçosas tendem a ter um Quociente de Inteligência ( QI) mais alto do que as ativas. O estudo foi realizado com estudantes, que foram divididos entre pensadores (menos ativos) e não pensadores (mais ativos).

Para Kanazawa e e Norman Li, co-autor do trabalho, as pessoas que são consideradas gênios possuem um cérebro mais evoluído, o que os ajuda a viver melhor e enfrentar os desafios da vida atual. Por esse motivo, eles estão mais propensos a sofrer conflitos entre buscar objetivos maiores e se prenderem ao passado.

A genética desempenha um grande papel em tornar alguém mais predisposto ou não a ser inteligente, mas os fatores ambientais também não podem ser descartados. Mesmo que alguém nasça com uma chance maior de ser inteligente, sua educação, saúde e nutrição afetarão o desenvolvimento cognitivo geral do indivíduo.

Confira a lista! Devido aos nutrientes existentes no abacate, essa fruta tem como função melhorar o desenvolvimento do cérebro. Com isso, trata-se de uma opção saudável para estimular o pensamento e o raciocínio. Outra opção para quem quer uma melhor e maior função cerebral são as frutas vermelhas.

O psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa diz que crianças e jovens mais inteligentes têm mais chances de usar drogas porque, para ele, o cérebro tem dificuldade de lidar com situações que não existiam na vivência ancestral do ser humano e ele acredita que pessoas inteligentes estariam mais propensas a superar ...