O que uma pessoa hipertensa deve evitar?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Evite carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins) e embutidos (lingüiça, paio, salsicha, toicinho defumado). Prefira leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com pouca gordura, como os branco. Evite leite integral, creme de leite, manteiga, margarina, iogurte integral, queijos cremosos e maioneses.

A chamada dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura para esse paciente; ela inclui também a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas. Ela preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

Ingestão excessiva de sal: os alimentos salgados podem causar ou agravar a hipertensão. Sedentarismo: a falta de uma atividade física contribui para o aumento da pressão arterial. Uso de bebida alcoólica: o consumo de álcool pode elevar perigosamente a pressão arterial, além de dificultar o tratamento.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
O problema quanto ao consumo do café e da cafeína, na verdade, está no exagero. A ingestão moderada de café, por exemplo, com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo.

Além delas, a banana, rica em potássio, também é uma alternativa para o controle da pressão. Em geral, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, fibras e água – esses últimos ajudam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares e da hipertensão.

CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL

  • Melancia. Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. ...
  • Limão. ...
  • Uva. ...
  • Cacau. ...
  • Romã

O pão e outros produtos de padaria contêm altos níveis de sódio e gorduras saturadas que, ao serem absorvidos, aumentam os níveis de pressão arterial. Uma única porção pode conter até 230 mg de sódio, ou seja, 15% da quantidade diária recomendada para o corpo.

Leite integral Iogurte natural ou coalhada ou suco de fruta natural ou chá de ervas claras (camomila, erva doce, cidreira) ou chá de frutas Page 2 Achocolatado (opcional) Pão sem sal ou light em sódio Biscoito doce (exceto recheado) ou biscoito de água ou torrada levemente salgada Queijo fresco light em sódio Ricota ou ...

Leguminosas
Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.

O melhor horário é pela manhã, ainda em jejum. Caso precise urinar, faça isso antes e não pegue peso ou se movimente muito. Se isso acontecer, o ideal é que haja um descanso de, pelo menos, 5 minutos antes da aferição. Cigarros e bebidas alcoólicas também não são permitidos nos 30 minutos anteriores.

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.