O que uma pessoa com intestino inflamado não pode comer?

Perguntado por: lteles7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que não se pode comer quando o intestino está inflamado? Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar.

Lista de 5 alimentos que inflamam o corpo + por que evitar?

  • Por que evitar alimentos inflamatórios? A inflamação é um mecanismo de defesa do sistema imune. ...
  • Açúcar. ...
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  • Carboidratos refinados. ...
  • Álcool. ...
  • Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Além desses, bebidas gaseificadas e alcoólicas, carne de porco e alimentos com glúten como pão, macarrão e biscoitos devem ser retiradas do cardápio.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Ovos; Leite desnatado e queijos brancos sem lactose, (se por algum motivo a pessoa sentir desconforto ao consumir esse tipo de produto, é recomendado evitá-los);

O arroz branco é conhecido por ser benéfico para quem tem SII com predominância diarreica e o arroz integral aconselhado nos casos de SII com predominância obstipante. Porém, a dieta Low FODMAP vem provar que o arroz é bem digerido e recomendado, tanto nos casos de SII com predominância de diarreia como de obstipação.

Quais frutas que se pode comer com infecção intestinal? Uma boa dieta para infecção intestinal contém alimentos leves, de fácil absorção. Entre as principais recomendações estão os legumes e as frutas, de preferência sem casca e cozidas. Algumas boas opções são: banana verde, maçã, pêra, jabuticaba, caju, etc.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Infecção. A ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas (do mal, como salmonella e shigella) ou o crescimento exagerado de algumas bactérias presentes naturalmente em nosso colo, mas que em grande quantidade podem infectar as células da mucosa dão origem a inflamação da parede intestinal e a sintomas.

Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!

  • Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  • Ameixa. ...
  • Mamão. ...
  • Farelo de aveia. ...
  • Água. ...
  • O que comer é tão importante quanto o que não comer.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Quando procurar ajuda? Caso a constipação venha acompanhada de perda de peso, dores fortes na região do abdome e sangue nas fezes, consulte o médico.