O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Doces em geral, além de feijões, grão de bico, lentilha e massas também devem ser evitados. — É preciso avaliar cada caso, eu sempre digo aos meus pacientes que são eles que vão entender os gatilhos, tem gente que tem mais sensibilidade à cafeína, por exemplo.

A dieta cetogênica (pobre em açúcar e rica em gorduras) é ótima para quem sofre de crises convulsivas, pois ela obriga o cérebro a parar de depender da glicose como fonte de energia e a consumir os corpos cetônicos (vindos da gordura) no lugar.

A verdade é que, embora a doença não possa ser impedida, é possível evitar as crises adotando alguns hábitos saudáveis no dia a dia e evitando fatores desencadeantes. E não, o hábito de tomar café não tem qualquer relação com a epilepsia, nem facilita uma convulsão.

Nessas dietas alimentos como arroz (de todos os tipos) podem ser suspensos ou restritos. Se sua epilepsia está sob controle com medicamentos, não é necessária essa estratégia.

Boa tarde,trabalho especificamenteo com Epilepsia e posso te afirmar que não há contraindicações para uma refeição de tapioca com ovo e queijo. Inclusive, um dos tratamentos possíveis para Epilepsia é a dieta cetogênica(recomendada em alguns casos específicos e sobre supervisão do médico neurologista).

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Evite baladas ou festas com luzes piscantes. Luzes intermitentes podem desencadear crises epilépticas. Da mesma forma, jogos eletrônicos, filmes com muitas cores, animações com muitos frames e iluminações pesadas podem engatilhar convulsões.

  1. nunca segure a pessoa ou tente impedir seus movimentos;
  2. não coloque nada em sua boca, isso poderá lesionar seus dentes e/ou a mandíbula. Uma pessoa em convulsão não irá engolir a própria língua;
  3. não tente fazer procedimentos de respiração boca-a-boca;
  4. não ofereça água ou comida até que ela esteja totalmente consciente.

Os pacientes não podem ingerir frutas ou legumes ricos em amido; pães, massas ou grãos; ou fontes de açúcares simples.

Lúpus e epilepsia podem ser incluídas no rol de doenças para aposentadoria por incapacidade.

Para isso, coloque-a deitada no chão, mantenha-a afastada de objetos cortantes e móveis, e, se possível, retire colares e óculos e proteja a cabeça com uma almofada, travesseiro ou algo macio. Não jogue água no rosto da pessoa. As crises em geral duram cerca de dois minutos, mas podem se estender por até cinco.

Márcia Silva, do Bairro Morada Nova, em Caruaru, quer saber se café, refrigerante e carne de porco complicam quem tem epilepsia. Não, o que pode facilitar a crise não é nenhum desses alimentos.

O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.

É bom lembrar que o portador da epilepsia não deve cozinhar, pois, as crises podem provocar graves acidentes no fogão. Também não é recomendado que o portador da doença use a piscina ou rio para nadar, sem que haja uma supervisão de outra pessoa.

A médica lista alguns alimentos que pessoas com crises epiléticas devem ficar longe, entre eles, algumas frutas que para pessoas que não tem o distúrbio é saudável, como por exemplo: banana, maçã, Pêra, figo, damasco, manga, laranja.