O que uma pessoa com diabetes deve evitar?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Arroz branco, snacks, massas folhadas, farinha de trigo branca, bolos, pães brancos, biscoitos, waffle; Frutas: melancia, frutas em calda, geleias de frutas e sucos de frutas; Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa; Cereais matinais que contém açúcar.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes. Entre as frutas ricas em fibras estão a goiaba, maçã, pêra e abacate.

Sim, infelizmente o açúcar é o grande vilão dos diabéticos. Por isso, quem possui essa doença deve eliminar de vez todos os tipos de doces: bolos, tortas, biscoitos, brigadeiros. O bom é que existem sobremesas diet, sem açúcar, que são recomendadas para diabéticos e agradam pelo sabor.

Segundo Angelica, os piores alimentos para quem convive com a doença são aqueles que têm alto teor de carboidratos refinados e açúcar adicionado, como pães, bolos, refrigerante e cerveja. Fizemos uma lista com a explicação da nutricionista do porquê de cada um.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Bebidas muito doces, como o suco de laranja e o de uva, são contraindicados para diabéticos, pois elevam rapidamente o açúcar no sangue. Já ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon são bem-vindos pois ajudam a controlar a glicemia.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana. O segredo está no tamanho da porção e em que hora consumí-la.

1. Ver o açúcar como o único inimigo. Como o diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue — graças a uma resistência do corpo à insulina —, a maioria das pessoas automaticamente relaciona a doença ao consumo de açúcar e doces.

Você sabia que não é somente o açúcar o “vilão” da dieta do diabético? Além do açúcar devem ser consumidos moderadamente os pães, massas, farináceos, batata, batata doce, mandioca, arroz, entre outros, pois eles contêm o amido, que se transforma em açúcar quando entra no sangue, fazendo subir a glicemia.