O que uma pessoa com depressão deve evitar?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A pessoa que sofre de depressão deve evitar levantar, ver programas de televisão, usar smartphone. Se você está com dificuldades de dormir, prefira ouvir músicas apropriadas, especialmente as com ondas sonoras delta.

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão.

Higiene pessoal. A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

É indicado também que a pessoa pratique atividades que promovam a sensação de bem-estar, como atividade física, leitura, passeios ao ar livre ou meditação, por exemplo, pois assim é possível regular os níveis de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, por exemplo.

De acordo com os pesquisadores, pessoas deprimidas usam uma quantidade excessiva de palavras que transmitem emoções negativas, especificamente adjetivos e advérbios, como “solitário”, “triste” ou “miserável”. Além disso, essas pessoas também usam bastante pronomes como “eu” e “meu”.

Uma das maiores sacanagens da depressão é o sentimento de culpa não só pela situação, como por todos os problemas do mundo. O que não faz o menor sentido quando você vê de fora e está bem, mas menosprezar o sentimento, com frases do tipo “você está exagerando” ou “pare de frescura”, não ajudam em nada.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

Diagnóstico do episódio depressivo
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, assim, algumas pessoas melhoram após alguns meses, já outras precisam tratar durante anos. Isso normalmente depende da causa e da gravidade da doença, além da possibilidade e vontade da pessoa em seguir o tratamento corretamente.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

1 - Ouça com atenção e acolha
Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão pode ser considerada um transtorno mental, que se caracteriza principalmente por uma tristeza forte e permanente em quem está com o problema, além do fato de a pessoa não sentir prazer em praticamente nenhum atividade realizada durante sua rotina.

Pode-se dizer, então, que esse sentimento é uma resposta a nossa falta de interesse e de satisfação com a vida. Entretanto, nem sempre a causa da ausência de ânimo é clara. Uma pessoa pode ficar desanimada “sem explicações” e não saber pontuar o que está perturbando o seu estado emocional.

Tomar banho quente diariamente pode ser um recurso alternativo para o tratamento da depressão, melhor até do que a prática de exercícios físicos, indica estudo realizado pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Depressão – Essa doença afeta diretamente toda uma vida comportamental de uma pessoa. Pessoas que se encontram em um quadro depressivo, tem uma forte predisposição para se isolar. E quanto mais avançado for o quadro pior fica essa necessidade de se isolar.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Mesmo tomando antidepressivos, é possível a pessoa ainda ficar deprimida? Sim. Isto porque somente é recomendado o tratamento unicamente medicamentoso para depressões leves (embora para Depressão leve somente a Terapia Cognitiva tenha melhores resultados em termos de ter menos recaídas a longo prazo).

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na Biological Psychiatry, indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.