O que uma pessoa com ceratocone não pode fazer?

Perguntado por: orezende6 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como doença se caracteriza por deformidade na córnea, quem tem ceratocone não deve coçar os olhos para não agravar o problema. Conheça os tratamentos. A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Ela tem uma curvatura arredondada e é formada por fibras de colágeno.

O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. Sintomas: Há casos de pessoas com história da doença na família que apresentam um quadro de ceratocone subclínico, sem sintomas.

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

A pessoa com ceratocone deve, portanto, ser reconhecida como deficiente visual. Essa classificação possibilitará que se desenvolvam campanhas de inclusão e informação sobre a doença. Além disso, permitirá maior acessibilidade para o doente, favorecendo a melhoria de sua qualidade de vida.

O ceratocone é grave quando a partir do Grau 3 (alto). Quando a doença está neste estágio, geralmente o paciente tem uma visão muito afetada e precisa realizar uma cirurgia. No caso do Grau 4 ou Grau 5, estamos falando dos últimos estágios do ceratocone. Ou seja, a doença é grave, e a visão já está quase toda afetada.

Caso seja identificada baixa visão no exame, a CNH constará uma observação de obrigatoriedade do uso de óculos ou lente de contato. Em casos graves de ceratocone onde nem óculos, lentes de contato ou cirurgias alcançem a visão mínima necessária, pode ser que não se obtenha a habilitação de motorista.

Não há uma cura permanente para a doença ocular, porém, os portadores do ceratocone conseguem ter uma vida saudável e com menos de restrições seguindo as recomendações do oftalmologista. Em casos leves, a indicação pode ser de uso de lentes de contato.

O ceratocone não provoca a cegueira, mas prejudica a visibilidade, proporcionando imagens retorcidas ou sombreadas e dificultando a realização de tarefas rotineiras”, afirma o médico. A hereditariedade é fator preponderante para o surgimento da doença.

As atividades ao ar livre, porém, devem ser evitadas por quem tem ceratocone. Atividades aeróbicas como correr, nadar, caminhar ou pedalar são as mais indicadas. Isso porque, estudos mostram que este tipo de exercício provoca uma queda na pressão interna dos olhos de até 45%.

  1. Controle as alergias, se tiver. Se seus olhos estiverem coçando devido a alergias, tome um anti-histamínico regularmente e evite os alérgenos que estão causando isso. ...
  2. Aumente a ingestão de cálcio. ...
  3. Tome suplementos de vitamina D, se necessário. ...
  4. Evite esfregar os olhos. ...
  5. Use óculos de sol com proteção UV.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

O Ceratocone não causa cegueira. Em casos graves da doença, a córnea sofre um processo que leva a uma redução significativa da visão. Nessa situação, um transplante de córnea pode ser necessário. Considera-se cegueira, uma condição irreversível de recuperação visual.

Grau III: Avançado – Os sintomas do grau avançado do ceratocone incluem visão dupla (diplopia), visão embaçada, distorções visuais, surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo e recuo da pálpebra inferior ao olhar para baixo (sinal de Munson).

Em alguns casos, pacientes com essa condição possuem mais de 10 graus no uso de lentes corretivas, as quais, mesmo assim, não garantem total nitidez de visão em certas situações. No geral, é uma doença administrável, mas em quadros avançados essa condição pode levar à cegueira.

2 anos

O tempo de duração da lente de ceratocone pode variar muito de acordo com o seu modelo e fabricante. Porém, em geral, quando bem cuidadas, o tempo de durabilidade de uma lente rígida de gás-permeável, por exemplo, é de 2 anos.