O que uma pessoa com aneurisma não pode fazer?

Perguntado por: mteixeira8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos. No tratamento dos aneurismas cerebrais, a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica.

“Durante a prática esportiva, há picos de pressão. Caso a pessoa tenha um aneurisma, correrá mais chances de que ele se rompa, gerando uma hemorragia cerebral, conhecida popularmente como derrame”, completa Chaddad Neto.

Muitas pessoas podem conviver com um aneurisma estável, que não aumenta sua dilatação, e nunca saberem disso. Em outras casos, aneurismas diagnosticados com menos de 8mm de diâmetro precisam ser acompanhados.

O aneurisma ocorre quando um vaso sanguíneo ou artéria se dilatam de forma anormal, devido a uma falha muscular da parede da artéria. Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

De acordo com os pesquisadores, foi verificado também que, no caso do café, o risco de rompimento praticamente dobra na hora subsequente à ingestão. Os especialistas, no entanto, afirmam que ainda não se pode dizer às pessoas que tenham aneurismas para parar de tomar café, por exemplo.

Para desenvolver hábitos de alimentação saudáveis escolha alimentos frescos e integrais, frutas, peixes, aves, evite carnes gordurosas, evite fast-food, evite ou limite bebidas açucaradas, produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura, opte pelo uso do azeite para preparar seus alimentos.

A maioria dos aneurismas apresenta aspecto sacular (“berry aneurysms”) e são divididos em três grupos de acordo com o seu tamanho: pequenos (< 10 mm), grandes (10 a 25 mm) e gigantes (>25 mm).

Sim pode desde que ele aneurisma tenha caído avaliado recentemente.

Você poderá caminhar vagarosamente após a alta hospitalar. Se necessário poderá subir escadas, porém, lentamente. Você poderá voltar a dirigir 48 horas após o exame.

Aneurisma da artéria cerebral anterior pODE DAR DIREITO AO BPC. Se você possui ANEURISMA DA ARTÉRIA CEREBRAL ANTERIOR, saiba que tem direito ao BPC-LOAS, um benefício do INSS que garante uma renda mensal vitalícia no valor de um salário mínimo para pessoas com deficiência ou incapacitadas para o trabalho.

O estudo estabeleceu que aproximadamente um terço de todos os aneurismas e até um quarto dos pequenos aneurismas irão se romper durante a vida do paciente.

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

As principais complicações possíveis deste procedimento são: Complicações cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio. Insuficiência renal e hepática. Insuficiência pulmonar.

Fator de risco de um aneurisma
Além disso, o tabagismo, a dislipidemia e a hipertensão arterial potencializam a evolução e o crescimento dos aneurismas”, explica o médico.

Entre os sintomas mais comuns do aneurisma estão: dor de cabeça repentina, geralmente intensa, acompanhada ou não de vômitos, perda de consciência e perda da força em um dos lados do corpo.

Nesses casos, pode ser indicado que você tome paracetamol (Tylenol) para a dor. Você não deve tomar anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina. Isso pode piorar um possível sangramento.

Como resultado, um AVC pode causar sintomas graves ou pequenos e requer atenção médica imediata! Já um aneurisma ocorre quando há uma área fraca e saliente na parede de uma artéria. Você pode ter um aneurisma sem apresentar sintomas, por exemplo.