O que uma pancada na cabeça pode causar a longo prazo?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O risco de declínio cognitivo e demência praticamente dobra nas pessoas que sofreram pancadas na cabeça. Leia mais no artigo do dr. Drauzio. Estudos revelam que pessoas que sofreram pancadas na cabeça podem apresentar declínio cognitivo e demências.

Sentir o corpo ou algum membro muito fraco depois de um tempo após bater a cabeça indica que alguma região do cérebro pode ter sido afetada. A tontura após uma pancada na cabeça, pelo menos nos primeiros segundos, é mais um sinal preocupante.

O tempo normalmente indicado para a recuperação de uma concussão é de 14 dias.

Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.

A concussão é uma lesão no cérebro que resulta em perda temporária da função cerebral normal. É geralmente causada por uma pancada na cabeça.

Para confirmar uma fratura do crânio, os médicos recorrem a tomografia computadorizada (TC). A TC é mais eficaz do que a imagem por ressonância magnética (RM) para diagnosticar fraturas do crânio.

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

O traumatismo craniano pode provocar sequelas físicas e levar a alterações de comportamento, que podem surgir logo após o trauma, ou aparecer um tempo depois. Algumas das sequelas físicas são perda dos movimentos de partes do corpo, alterações na visão, no controle da respiração, problemas intestinais ou urinários.

Mas, para o médico, “galo” é bom sinal, pois sugere que o sangue não vazou para dentro do cérebro. De qualquer forma, caroços muito grandes e que demoram para abaixar devem ser avaliados por um médico, pois pancadas violentas podem fraturar o crânio.

O que devo observar após a queda? O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado.

Uma compressa fria na área (como um pacote de gelo) e alívio da dor com medicações analgésicas (paracetamol ou ibuprofeno) podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Se os sintomas piorarem, é importante procurar avaliação médica imediatamente.

A lesão cerebral pode ter efeitos sérios e ao longo da vida no funcionamento físico e mental, incluindo perda de consciência, memória e/ou personalidade alterada e paralisia parcial ou completa.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Esses sintomas podem aparecer horas (ou, por vezes, dias) depois da lesão inicial. Se esses sintomas surgirem, é indispensável assistência médica urgente. Se um traumatismo craniano causar perda de consciência, mesmo de forma momentânea, é necessária uma avaliação médica imediata.

Em casos mais graves, pode haver a perda de conciência e a perda de memória. Isso pode acontecer com uma simples pancada na cabeça. “Esses sintomas indicam que houve alteração cerebral, mas se você faz um exame como a ressonância magnetica ou a tomografia computadorizada, os resultados serão normais.

Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral
Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Definição: Acumulação de líquido na substância cerebral, resultante da alteração dos mecanismos de regulação vascular do cérebro e que provoca um estado de hipertensão intracraniana e isquemia focal ou global.

Pressão na cabeça e zumbido são sintomas associados a diversos tipos de disfunções e patologias, como Enxaqueca Vestibular, infecções (como a Labirintite), alterações cardiovasculares, desordens funcionais (como a Disfunção Temporomandibular), alterações na coluna cervical, entre outras causas.

É normal, todas as pessoas possuem irregularidades na parte óssea . Isso faz parte da estrutura humana. Um abraço!