O que uma lesão no lobo frontal pode causar?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Se a parte frontal do lobo frontal for lesionada, pode ocorrer qualquer um dos seguintes problemas: Dificuldade temporária de manter informações disponíveis para processamento (chamada memória de trabalho) Redução de fluência da fala. Apatia (falta de emoção, interesse e preocupação)

Lobo Occipital (se forma na linha imaginária do final do lobo temporal e parietal) - Responsável pelo processamento da informação visual. Danos nesta área promove cegueira total ou parcial.

A região frontal do cérebro, que também pode ser acometida pelo AVC, é responsável por comandar a execução de ações variadas ou controlar a ocorrência de vários acontecimentos, sendo a base para o incremento e para a execução de planos e de ações (Malloy-Diniz, Paula, Loschiavo-Alvares, Fuentes & Leite, 2010).

Área de Broca

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo.

Lobo Frontal

Lobo Frontal: como nome já diz, fica localizada na parte da frente do cérebro. É responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, além da programação de necessidades individuais e emoções.

O lobo frontal é a parte mais anterior do cérebro, estando envolvido no controle muscular, intelecto superior, personalidade, humor, comportamento social e linguagem.

Lobo límbico
As estruturas nesta região desempenham papéis importantes na modulação das emoções, funções viscerais, autonômicas, hormonais e na aprendizagem e memória.

Após o AVC, a face pode ficar assimétrica, podendo apresentar a boca torta, testa sem rugas e olho caído de apenas um dos lados da face. Algumas pessoas também podem apresentar dificuldade em engolir alimentos, seja sólidos ou líquidos, conhecido por disfagia, o que aumenta o risco de engasgamento.

O isquêmico é o mais comum, responsável por 80% dos casos. Já o hemorrágico, que acomete os 20% restantes, é o tipo mais perigoso de AVC devido ao maior risco de morte e sequelas severas à pessoa.

Ele se passa, na maior parte, no interior do cérebro, chamado de hemorragia intracerebral. Também é possível acontecer por meio de hemorragia subaracnoide, ou seja, pelo sangramento entre o cérebro e a aracnoide, membrana de composição da meninge.

Nosso córtex cerebral (a porção mais superficial do cérebro, conhecida também como substância cinzenta) desempenha os papeis principais do pensamento, pois é ali que eles são elaborados e se tornam conscientes.

O lobo frontal está associado às funções executivas, como autocontrole, planejamento, raciocínio e pensamento abstrato, enquanto o lobo occipital é dedicado à visão.

O lobo parietal responde pela interpretação das sensações e pela orientação do corpo. O lobo occipital interpreta a visão. Nos lobos temporais as emoções e a memória são trabalhadas, fornecendo ao indivíduo a capacidade de identificar e interpretar objetos ao recuperar informações passadas.