O que uma inflamação na coluna pode causar?

Perguntado por: evargas3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

A inflamação pode invadir os sistemas espinhal e neurológico do corpo, resultando em condições dolorosas que podem perturbar a vida diária.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

A dor na coluna é um sintoma muito comum e costuma melhorar após alguns dias na maioria dos casos. Em casos persistentes, pode demorar semanas ou até meses, necessitando um tratamento clínico especializado.

Alguns tipos de câncer podem sim causar esse sintoma. Os principais são: mieloma múltiplo (MM), tumor de pâncreas, câncer de rim metastático, câncer de pulmão e tumor de mama metastático.

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Sessões de fisioterapia para reduzir a dor e a inflamação, além de alongar e fortalecer os músculos; Inativação de pontos-gatilho de miofascial, com alongamentos, infiltrações ou ondas de choque; Cirurgia (apenas nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento conservador).

A dor pode irradiar para outras áreas do corpo, como pernas, braços, nádegas, etc. Em alguns casos, a dor na coluna pode ser considerada incapacitante, reduzindo significativamente a qualidade de vida do indivíduo.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Dor irradiada da coluna lombar
Contudo, problemas nesta região também podem causar dores irradiadas, que são mais comuns nas pernas, na região da virilha e até no ânus.

Injeção para dor na coluna

  • infiltração facetária;
  • infiltração foraminal ou radicular;
  • infiltração epidural;
  • infiltração sacroilíaca;
  • infiltração na raiz do nervo.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

Dexalgen® atua diminuindo a dor e a inflamação. A dexametasona é um glicocorticosteroide de elevada potência anti-inflamatória que modifica a resposta imune a diversos estímulos.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas. Suas principais aplicações são chás e sucos.