O que uma grávida de 9 meses não pode fazer?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

7 coisas que grávida não pode fazer

  1. 1 – Bebida alcoólica. Essa é uma das primeiras coisas que os médicos recomendam não fazer. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

Em razão desse aumento de massa, a criança se apresenta com a pele menos enrugada. Suas mãos já agarram com firmeza; ela é capaz de detectar a luz, e sua pupila aumenta ou diminui de tamanho, de acordo com a intensidade luminosa.

As grávidas devem ficar atentas aos rótulos e fugir dos produtos com cânfora, ureia acima de 3%, metais pesados e outras substâncias tóxicas que podem interferir no desenvolvimento do bebê e até mesmo causar malformação e abortos.

Gestantes e mulheres no pós-parto , na maioria das vezes, podem sim fazer exercícios de agachamento.

4) Excesso de atividade física
Agora é preciso desacelerar um pouquinho, como alerta a obstetra: “Todo excesso na gravidez deve ser evitado.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

De modo geral, recomenda-se que as grávidas evitem carregar peso acima de 10, 12 quilos. Após a 30ª semana, a coluna pode sofrer as consequências.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Você só não pode ter relações sexuais quando há contraindicações feitas pelo seu obstetra. No final da gestação já pode ter intercorrências como placenta baixa, descolamentos parciais da placenta, trabalho de parto prematuro onde ter relações põe em risco a vida do feto”, alerta a doutora.

A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor. Embora os sintomas que acometem a mãe sejam bem característicos de quando o bebe está encaixado, ressaltamos que o exame médico pode confirmar se ele de fato se encontra assim: a palpação abdominal.

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são: Necessidade de urinar frequente. Eliminação do tampão mucoso. Aumento do corrimento vaginal.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Como mostramos no tópico acima, as leggings podem ser usadas na gravidez. Desde que sigam as dicas, pois nenhuma roupa pode apertar demais, ou ficar larga, principalmente nesses momentos. O importante é usar peças que sejam confortáveis para a futura mamãe.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Vamos dar uma olhada nas evidências. Para começar, pesquisas mostram que sentar de pernas cruzadas pode aumentar o desalinhamento dos quadris, com um lado ficando mais alto que o outro. E altera a velocidade com que o sangue se move pelos vasos sanguíneos dos membros inferiores, o que pode aumentar o risco de coágulos.

Caminhar durante a gravidez ajuda a fortalecer bastante a musculatura dos membros inferiores e da região abdominal. O fortalecimento de músculos das pernas, por exemplo, auxilia na diminuição da incidência de varizes, cãibras e desconfortos presentes no local.

Sendo assim, as grávidas devem dar preferência para dormir sobre o lado esquerdo. Também é possível dormir de bruços, mas apenas até o quinto mês de gestação. No entanto, veja com seu obstetra se esta posição é aconselhável, pois ela não é indicada para gravidez de risco.

Porque gestante não pode se abaixar? Nos primeiros três meses de gestação, a hipertermia (excesso de calor) pode causar malformações no feto. “A partir do segundo trimestre, é normal que a pressão arterial da gestante caia. “Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem”, garante Bento.

– Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama. – Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

“Já sabemos que a pior postura para a grávida é ficar em pé. Pode causar problemas na coluna, pois sobrecarrega a região lombar, e facilitar o aparecimento de varizes na perna. Nessa posição, o ideal é que a mulher esteja caminhando”, afirma Tindó.