O que uma diaconisa faz na igreja evangélica?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

[ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.

Em virtude da referência em Rm 16.1: 'Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia', tem-se pensado que a mesma Febe pertencia a uma já reconhecida ordem de diaconisas. Mas não há prova alguma de que isto era assim.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de porteiro e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar algumas cerimônias religiosas, como batismos e abençoar casamentos.

substantivo feminino Grau de hierarquia dentro da Igreja Católica; dignidade de diácono; diaconato, diaconado. Lugar onde a Igreja constituía diáconos, para receber e distribuir esmolas. Etimologia (origem da palavra diaconia). Diácono + ia.

O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.

Na igreja local, o Diaconato tem uma série de funções a cumprir: É o primeiro a chegar à igreja para preparar todos os detalhes do culto que está por começar. Visitar hospitais e outros ambientes onde se pode evangelizar pelo amor, carinho e, sobretudo, pela oração em favor dos que sofrem.

Febe era uma cristã, descrita na Epístola aos Romanos como "estando a serviço" da Igreja em Cencreia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa".

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

e) Cristo, chamado de “ministro da circuncisão” (literalmente, “diácono” – Romanos 15:8), como dedicando-se para a salvação dos Judeus; No sentido técnico de um “cargo da igreja cristã” a palavra diakonos só aparece duas vezes no Novo Testamento, em Filipenses 1:1 e em 1 Timóteo 3:8-13.

Deve apresentar maturidade na fé, ter uma visão da Igreja solidária com a realidade atual, capacidade para ouvir, dialogar e acolher, vida sacramental, espírito de oração e de contemplação, espírito de serviço, principalmente aos mais pobres, interesse pelo estudo da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja.

As ordens maiores eram compostas por subdiácono, diácono, sacerdote e bispo (por esta ordem hierárquica); as menores por ostiário (ou porteiro), leitor, exorcista e acólito.

Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.

À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.

Parágrafo único - Pode ser eleito, todo membro maior de 18 (dezoito) anos, quites com o dizimo e as obrigações espirituais, e estar inscrito na Igreja a pelo menos 24 (vinte e quatro) meses.

Eles são responsáveis pelo funcionamento do culto, ou seja, são pessoas capacitadas para servir. Comumente são pessoas designadas para auxiliar o pastor ou líder da igreja local.

No cotidiano das igrejas, a diaconia é uma palavra-chave e exerce um papel central. Ela não se resume apenas ao voluntariado em projetos sociais, mas é expandida para todos os âmbitos da igreja e se caracteriza como a essência dos irmãos que cultuam ao Senhor em comunidade.

O diaconato é dado para que aquele homem tenha uma vida que lembre a todos que cristo é servo e que a missão do cristo é servir, sendo ordenados para o serviço do altar, da palavra e da caridade. O testemunho diaconal deve estar sempre mais no ser do que no fazer.

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

O que faz um diácono? Hoje, na ordenação do diácono, ele pode ser já casado ou celibatário, condição que deve manter depois de sua ordenação. Sua função é auxiliar o bispo no serviço da caridade, sendo também ele um clérigo (Código de Direito Canônico, 266).

a resposta para a pergunta é simples sim O diácono pode dar a benção igual ao padre porque diácono porque tanto o padre quanto O diácono e o bispo. pertencem ao grau da ordem e.