O que uma boa autoestima faz?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

A pessoa com alta autoestima tem uma visão de si positiva, acredita em si, em seu potencial e sabe lidar com os seus limites. Tem autoconfiança, sabendo que, nos momentos importantes, vai agir de forma adequada.

Pessoas com autoestima elevada podem se atrever a dar de si aos outros. Elas escutam os outros, respeitam as outras pessoas como elas são, normalmente, são empáticas e preocupam-se com o bem-estar de outras pessoas.

Os pilares da autoestima

  1. Autoaceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  2. Autoconfiança. ...
  3. Competência social. ...
  4. Elimine a culpa. ...
  5. Não se compare com os outros. ...
  6. Seja sincero consigo mesmo. ...
  7. Comemore suas vitórias. ...
  8. Viva no presente.

Mais do que estar satisfeito com a imagem física, a autoestima tem relação com entender a si próprio, conhecer os seus pontos fortes e ser seguro de si. Dessa forma, ela é fundamental para todos os aspectos da vida de uma pessoa: nos relacionamentos, saúde e, também, na vida profissional!

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.

A autoestima ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante de nosso bem-estar emocional. Por isso, quando ela está elevada, nós nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo.

Autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, se estamos satisfeitos com o que somos, se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor. Para a psicologia, a autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais e comportamentais.

A confiança em si mesmo, o respeito dos próprios limites, o reconhecimento dos valores, o sentimento de capacidade e a expressão de sentimentos aumentam a auto-estima. Pessoas que estão com a auto-estima elevada encaram a vida de frente e superam dificuldades.

A nossa felicidade e as vitórias que conquistamos dependem do valor que atribuímos a nós mesmos. Pessoas com autoestima alta percebem o quanto são valiosas. Além de conhecerem suas virtudes e habilidades, acreditam merecer oportunidades incríveis e as abraçam quando aparecem em seu caminho.

Além disso, 5 fatores foram predominantes quando o assunto é origem, ou seja, não existe apenas um motivo que causa baixa autoestima, mas um conjunto deles como: falta de autonomia financeira, baixa autonomia sexual e corporal, pouca liberdade de pensamento e expressão, falta de representatividade e de conexões sociais ...

Pesquisa mostra que autoestima é elevada entre os homens, mas não entre as mulheres. Estudo realizado pelo Instituto Ideia com 663 voluntários revelou que apenas 3% dos homens brasileiros se acham feios e que 47% se consideram bonitos.

Então, veja abaixo quais coisas você pode fazer que realmente irão ajudar a melhorar sua autoestima.

  1. Observar os seus pensamentos. ...
  2. Fazer coisas que deixem você orgulhoso. ...
  3. Trabalhar com pequenas metas. ...
  4. Cuide da sua saúde. ...
  5. Passe mais tempo com quem te coloca pra cima. ...
  6. Como recuperar a autoestima com exercícios mentais.

Como aumentar a autoestima?

  1. 1 – Foque no autoconhecimento. ...
  2. 2 – Seja mais realista em relação às suas expectativas. ...
  3. 3 – Não busque pela perfeição. ...
  4. 4 – Nunca comparar-se com outros. ...
  5. 5 – Faça uma pausa diária para apreciar suas qualidades. ...
  6. 6 – Se exercite pelo menos uma vez por semana.

Geralmente, quem tem autoestima baixa se sente sem confiança, incapaz e incompetente, e entra em um ciclo vicioso: quanto mais se sente assim, mais age como se realmente fosse incapaz e isso aumenta ainda mais os sentimentos negativos. É necessário saber que a baixa autoestima não nasce com você.

A insegurança pode ser capaz de paralisar e de nos fazer desistir de objetivos importantes para nós, causando angústia e frustração por viver uma vida pautada em desistências, que intensificam ainda mais a sensação de que não será possível concretizar aquilo que almejamos.

O que é amor-próprio? Amor-próprio é definido como a prática de amar a si mesmo. Ou seja, a pessoa que se ama tem apreciação por si mesma. Ela reconhece o valor da sua personalidade, competências, aparência, experiências de vida, valores, entre outros.

Cuide-se

  1. Procure sempre hábitos saudáveis;
  2. Coloque-se em primeiro lugar, cuide de si primeiro;
  3. Alimente-se bem;
  4. Faça exercícios;
  5. Faça o que realmente gosta;
  6. Converse com pessoas que te façam se sentir melhor.