O que uma Atendente precisa saber?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Além de ter experiência, você também deve adquirir as habilidades necessárias para se tornar um atendente bem-sucedido. Você deve ser capaz de se comunicar eficazmente com os clientes, lidar com todos os tipos de clientes, gerenciar seu tempo, ter conhecimento de produtos e serviços e saber trabalhar sob pressão.

Continue conosco que você conhecerá a fundo cada uma delas.

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

Ter empatia
Os níveis de stress e de ansiedade, exigem do atendente um comportamento receptivo, compreensivo, humanizado, solidário e capaz de transformar positivamente o estado emocional do cliente, o que só é possível em grau máximo, quando ele é capaz de verdadeiramente imaginar-se na pele do cliente.

Confira algumas habilidades comuns de atendimento ao cliente e por que elas são necessárias para muitos ambientes de trabalho:

  • Comunicação.
  • Empatia.
  • Adaptabilidade.
  • Pontualidade.
  • Conhecimento de produtos ou serviços.
  • Confiabilidade.
  • Solução de problemas.
  • Paciência.

Confira as práticas específicas de cada uma delas.

  • Proatividade. Essa é, com certeza, uma das principais características de um bom profissional de atendimento. ...
  • Empatia. Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. ...
  • Paciência e resiliência. ...
  • Agilidade. ...
  • Organização. ...
  • Boa comunicação.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

Atribuições do atendimento ao cliente
Encaminhar pedidos às pessoas responsáveis. Informar clientes sobre mudanças gerais. Propor novos serviços ou produtos a clientes.

5 Dicas para melhorar o atendimento ao cliente

  • Atenda bem, sem olhar a quem. Deixe de lado preconceitos, o bom atendimento deve ser universal em qualquer estabelecimento. ...
  • Cordialidade e simpatia para toda a equipe. ...
  • Não deixe um cliente esperando ou sem resposta. ...
  • Fale sempre a verdade. ...
  • Seja receptivo a críticas e sugestões.

Portanto, respire fundo e lembre-se destes passos na hora de lidar com a insatisfação de seus clientes:

  1. 1º passo: Pratique a escuta ativa (e não interrompa) Sem o cliente, a sua empresa não sobrevive. ...
  2. 2º passo: Peça desculpas. ...
  3. 3º passo: Ofereça a solução. ...
  4. 4º passo: Retorne o contato com o cliente.

Se conectar com o cliente, significa entender o que ele precisa. Para isso, busque procurar saber o que eles precisam a respeito da qualidade do serviço, preço, publicidade, etc. Através dessas percepções, será possível otimizar os processos e entender o que está funcionando e o que precisa ser desenvolvido.

Os 4 pilares para uma atitude vencedora em vendas

  • Atitude vencedora: conheça os 4 pilares da venda.
  • Acreditar em seu produto.
  • Acreditar em seu treinamento.
  • Acreditar na empresa.
  • Acredite em si mesmo.

Uma das coisas que mais irrita clientes no atendimento é a cobrança de um preço muito mais alto do que o produto realmente deveria ter. Pois, o cliente tem noção de um valor média que pode ser pedido pelos produtos. E não irá comprar algo que esteja muito acima do que o produto vale, portanto, cobre preços justos.

Empatia, cordialidade, boa postura e de fato resolver as necessidades e problemas, é o que torna seu atendimento eficaz. Nem todos os processos podem ser automatizados! Por isso, as interações e a adaptação da linguagem de comunicação continuam sendo de extrema importância para fidelizar seu cliente.

Quais são as habilidades comportamentais mais valorizadas?

  • Inteligência emocional.
  • Agilidade para aprender.
  • Liderança.
  • Negociação.
  • Pensamento crítico.
  • Comunicação.
  • Criatividade.
  • Produtividade.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida. Assim, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento.

Como descobrir suas competências?

  1. Reconheça seus sucessos. Seja na vida pessoal, seja na carreira, relembre seus sucessos. ...
  2. Seja curioso. Por que não aprender sobre um assunto, mesmo que não tenha a ver com sua linha de atuação? ...
  3. Observe sua rotina. ...
  4. Faça um teste comportamental. ...
  5. Descubra o que gosta de fazer.