O que um vegano precisa repor?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Não só veganos e vegetarianos precisam suplementar B12, pode acontecer de pessoas que consomem derivados de animais terem níveis baixos da vitamina. Quando há deficiência de vitamina B12, o corpo passa a dar sinais, porque diminui a produção de glóbulos vermelhos no sangue e reduz a oferta de oxigênio.

As vitaminas e suplementos de B12 são produzidos a partir de bactérias. Tenha certeza de comprar cápsulas sem gelatina animal – existem as de gelatina de algas (ágar ágar). Facilmente encontradas em farmácias, não necessita prescrição médica. Pode-se comprar também online em lojas veganas e com ajuda do Google.

Cereais. Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.

proteína de soja texturizada (PTS) seitan (contém glúten) cogumelos. hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outros.

Espinafre
O espinafre é uma das folhas verdes ricas em proteínas e em carboidratos que fazem par com o brócolis e com a couve na hora de elencar alimentos para substituir a carne.

Por que o figo pode não ser considerado vegano? Algumas pessoas da comunidade vegana acreditam que essa relação entre os figos e as vespas, embora mútua, resulta na morte de animais.

Pesquisadores descobriram que o agrião pode ser uma fonte vegetal de vitamina B12. Também conhecida como cobalamina, essa vitamina é essencial para a dieta humana.

Principais fontes da vitamina B12
A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, como os ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha (em óleo), sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite.

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

Se o atleta for vegetariano, e não vegano estrito, leite, iogurte e queijo também podem adicionar fontes adicionais de proteína. Para o atleta vegano, o feijão ou grão de bico ou cereais podem adicionar a proteína necessária.

Lista com os melhores Proteínas Veganas de 2023

  • Athletica Nutrition. Best Vegan.
  • True Source. True Vegan.
  • Muke. Pote Proteína Vegana.
  • NewNutrition. Proteína de Ervilha Isolada.
  • Nutrify. Vegan Pro.

Como é feita a creatina vegana? A creatina para veganos e vegetarianos é a Creapure®, que pode ser utilizada por esse grupo de forma segura, ela é obtida de forma sintética produzida com matéria-prima alemã e que possui referência internacional de pureza e qualidade.

Redução do risco para doenças do coração. Menor risco de ter tumores. Proteção contra o diabetes.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

Grão-de-bico

Grão-de-bico
Esse é um dos alimentos com mais proteínas vegetais e também o mais versátil na cozinha. Fonte de preparo de diversas receitas vegetarianas e veganas, ele entrega um alto teor proteico: 21,2 g para cada 100 gramas do alimento.

Couve flor ou brócolis cozidos: os famosos "arroz de couve-flor" e "arroz de brócolis". Amaranto: parecido com a quinoa, esse grão também nos fornece proteína, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Pode ser cozido como o arroz. Cevada em grãos: pode ser consumida cozida em saladas, assim como o amaranto e quinoa.

Nutricionista explica que nutrientes dos ovos e dos peixes são opções que podem substituir a carne vermelha.

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

Como o arroz, aveia, amaranto, trigo, quinoa, centeio. Assim como as leguminosas, são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Gelatinas, balas, pirulitos, balas de goma e até aquele suculento bolo red velvet podem conter traços de animal. Isso porque o corante de alimentos E120, também conhecido como carmim, ácido carmínico ou vermelho natural #4, é extraído do exoesqueleto da fêmea da cochonilha, um inseto.

Continuar lendo O que 100% vegano?